sábado, 25 de fevereiro de 2023

Paróquia Santa Luzia abrirá trabalhos da Campanha da Fraternidade 2023 neste domingo (26)

A Paróquia Santa Luzia abrirá, oficialmente, os trabalhos da Campanha da Fraternidade de 2023 neste domingo, 26 de fevereiro, durante a missa das 19h na Igreja Matriz.

Na ocasião, todos os leigos e leigas que constituem a comissão serão apresentados à comunidade e o padre Erivaldo Alves fará fala oficializando a abertura da campanha.

Será a terceira vez que a Campanha da Fraternidade trará como tema a fome. Em 1975, a CF trouxe o ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão. Na ocasião, o Brasil viveu um ano de grande mobilização para o Congresso Eucarístico Nacional sediado em Manaus. A segunda vez que o tema foi abordado aconteceu em 1985 com o tema "Fraternidade e Fome" e o lema "Pão para quem tem fome".

Em 2023 a questão da fome retorna à CF com o tema "Fraternidade e Fome" e o lema bíblico Dai-lhes vós mesmos de comer! (Mt 14, 16). A CNBB convida os cristão a refletirem o paradoxo de sermos o maior produtor de alimentos do mundo e, no entanto, milhões de brasileiros passam fome.

A proposta da Igreja do Brasil é ter uma compreensão cristã sobre a permanência do problema da fome no Brasil e incentivar iniciativas concretas em todo o país para ajudar os  brasileiros a terem acesso a esse direito humano vital que é a alimentação em quantidade, qualidade e regularidade mínimas para garantir a dignidade humana e a saúde do corpo.

Na Paróquia Santa Luzia, o tema será tratado nas escolas, pastorais, grupos organizados e círculos bíblicos. A Paróquia já realiza seu gesto concreto através da Casa da Misericórdia Pe. Ibiapina que atende a cerca de 100 famílias oferecendo-lhes auxilio e formação humana. No entendo, em Santa Luzia o problema da fome abrange mais famílias do que as atendidas pela casa e, desta maneira, faz-se necessário um esforço de toda a sociedade em parceria para alcançar essas famílias mais vulneráveis ao problema da fome e lhes oferecer alternativas não apenas assistenciais, mas, sobretudo, ajuda para garantirem os meios de conseguir o alimento de forma digna e contínua.