terça-feira, 13 de dezembro de 2022

"Vigiai significa ajustar a nossa vida a Cristo" diz padre Joácio na primeira missa em honra de Santa Luzia

Já teve início a programação oficial do dia de Santa Luzia. A primeira celebração aconteceu às 6 horas da manhã.

A missa foi presidida pelo padre Joácio Nóbrega, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, mas filho da Paróquia Santa Luzia e cidadão santaluziense. Concelebrou o padre Sebastião Gonçalves, vigário da Catedral, que participou pela primeira vez da festa da padroeira.

A proclamação do Evangelho foi feita pelo diácono permanente Jarbas Morais, da Paróquia Santa Luzia.

Em sua homilia, padre Joácio refletiu a respeito da metáfora do casamento abordada no Evangelho do dia, que significa um processo de preparação constante para o nosso encontro com Cristo. "Vigiai significa ajustar a nossa vida a Cristo" afirmou o padre. A vigilância pela chegada do Senhor não é fruto do medo, mas do cuidado e do zelo em levar uma vida em conformidade com o amor de Deus, que foi derramado abundantemente sobre nós.

Padre Joácio lembrou que, com Santa Luzia, aprendemos a enxergar o mundo com os olhos de Deus e,  com isso, superamos as dificuldades da vida em comunidade. Olhar o mundo com os olhos de Deus é, em primeiro lugar, mudar interiormente em vista de uma atitude de ser luz para a vida do outro.

Seguiu-se com os ritos da santa missa que incluem preces, ofertório, liturgia eucarística e comunhão.

Nos momentos finais o padre Erivaldo Alves convidou os fiéis para a próxima celebração e para as atividades que acontecerão ao longo de todo o dia na Matriz.

Os fiéis cantaram, com muito amor e devoção, o hino da padroeira e, em seguida, receberam a bênção final.

Ao lado da Igreja Matriz foi oferecido um café da manhã a todos os devotos e devotas que estavam visitando a cidade.