sábado, 3 de dezembro de 2022

Tradicional Festa de Santa Luzia será aberta neste domingo, 4 de dezembro. Saiba o que vai acontecer:

Os católicos da cidade de Santa Luzia, no sertão da Paraíba, darão início neste domingo, dia 04 de dezembro de 2022, às tradicionais festividades de sua padroeira, Santa Luzia.

A programação começa às 6h30 da manhã, com uma caminhada percorrendo a principal avenida da cidade. Às 18h, sairá do bairro Nossa Senhora de Fátima a carreata que conduzirá a imagem da santa pelas principais ruas da cidade. Na Matriz, acontecerá o hasteamento da bandeira e a celebração da Santa Missa festiva.

Depois na celebração será aberta a programação social em que se apresentarão a Banda Duarte Machado e a cantora Lene Show.

O novenário prossegue até o dia 12 de dezembro com celebrações às 19h00, na Igreja Matriz. É esperada a presença de vários padres da Paraíba. Sempre após cada novena haverá uma quermesse com atrações culturais que se apresentarão no palco montado na Praça Silvino Cabral.

No dia 13 de dezembro serão celebradas três missas. A primeira missa ocorre às 6h da manhã e será celebrada pelos padres santaluzienses. A segunda missa solene será celebrada pelo Bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, às 10h da manhã na Matriz.

Às 11h começa o leilão dos olhos vivos de Santa Luzia, que acontecerá no Centro Pastoral, ao lado da Igreja do Rosário, no bairro Antônio Bento.

Antes da terceira missa acontecerá a grande procissão, às 16h30, para qual são esperados cerca de 20 mil católicos, entre os quais, romeiros de várias cidades do Brasil. Ao chegar à Igreja Matriz, acontecerá a última celebração eucarística que será presidida pelo padre Erivaldo Alves.

Início das comemorações dos 250 anos de construção da Igreja

A festa da padroeira deste ano, além de marcar o retorno das atividades 100% presenciais e com a grande procissão, também terá como motivação a abertura das comemorações dos 250 anos de construção da Igreja dedicada à Santa Luzia. A capela de Santa Luzia foi erguida em 1773 a mando de Geraldo Ferreira Neves Sobrinho. No entorno da pequena capela surgiria uma povoação que daria origem ao município de Santa Luzia. Ao longo destes anos, com  a criação da Paróquia foram várias as reformas que ampliaram o templo numa combinação de tradição e modernidade.

Primeira festa tendo como pároco o padre Erivaldo Alves

A festa deste ano será a primeira realizada sob o paroquiato do padre Erivaldo Alves, que sucedeu o padre Elias Ramalho, e que conduz a Paróquia desde o início de 2022.