quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Milhares de fiéis participaram do encerramento da festa de Santa Luzia de 2022

A cidade de Santa Luzia esteve lotada de fiéis que vieram participar do encerramento da festa da padroeira na tarde da última terça feira, 13 de dezembro.

No final da manhã, a Paróquia já registrava cerca de 20 romarias com devotos vindos de cidades da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará.

No início da tarde, durante o rito do "Beijo de Santa Luzia", uma equipe distribuía fitinhas enquanto a banda realizava a animação dos fiéis com cânticos.

A procissão com a imagem de Santa Luzia saiu às 17 horas e percorreu as principais avenidas da cidade com uma multidão que se aproximou dos 30 mil fiéis. Já era noite quando a imagem da padroeira chegou à Igreja Matriz onde foi celebrada uma missa campal.

A missa foi presidida pelo padre Erivaldo Alves que, pela primeira vez, esteve como pároco à frente da festa de Santa Luzia. Também estiveram presentes os padres Maurício e Josivam Almeida. Além destes, também participaram os diáconos Jarbas e o Adriano, que proclamou o Evangelho.

Em sua reflexão, padre Erivaldo abordou o significado da temática da festa da padroeira: "Com Santa Luzia, celebrar a Eucaristia e construir a unidade".  Padre Erivaldo lembrou que a celebração da Eucaristia é um exercício que deve ser feito sempre como um sinal de fidelidade ao próprio Cristo.

Padre Erivaldo lembrou que Santa Luzia foi firme na fé e não abandonou sua fidelidade a Cristo mesmo diante das ameças. Assim, o padre conclamou os fiéis a se manterem firmes na fé e não deixarem que haja divisões na Igreja e que não haja desânimo na comunidade.

A celebração continuou com as preces, liturgia eucarística e comunhão. Após comungarem, os fiéis ouviram os avisos e o padre Erivaldo fez os agradecimentos a todas as comissões, equipes, patrocinadores e a presença massiva dos fiéis.

Com muito entusiasmo a assembleia cantou a ladainha de Santa Luzia e enquanto entoavam o hino da padroeira, as bandeiras eram descerradas marcando oficialmente o encerramento da festa.

No ano de 2022 a festa teve várias inovações como a ampliação do período da peregrinação e teve mais investimentos na parte social que teve música ao vivo e quermesse todas as noites em barracas e no palco instalados na Praça Silvino Cabral. Também foi o ano de retomada da grande procissão, com toda a sua capacidade depois de ter sido interrompida por dois anos em decorrência da pandemia.

EXPECTATIVA DOS FIEIS PARA 2023

A ampla cobertura da festa de Santa Luzia feita pela PASCOM, e parceiros, com transmissão da festa em qualidade HD, chamou a atenção dos fiéis do Brasil inteiro que manifestaram o seu desejo de vir à Santa Luzia para a festa de 2023. Já o padre Erivaldo Alves afirmou, durante a missa de encerramento, que fará melhorias na procissão, como a utilização de um novo andor para Santa Luzia. Em 2023, a abertura acontecerá numa segunda feira e o encerramento será na quarta feira.