Páginas

domingo, 6 de agosto de 2023

Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, termina hoje, dia 06 de Agosto de 2023.

A JMJ (Jornada Mundial da Juventude) é um encontro que reúne jovens de diversas partes do mundo para celebrar sua fé, compartilhar experiências de espiritualidade e evangelização e se unirem em torno da figura do Papa. 

Essa jornada proporciona um ambiente de encontro, oração, formação e confraternização entre os jovens católicos, a fim de fortalecer a sua identidade religiosa e estimular a sua participação ativa na Igreja.

O Papa João Paulo II que instituiu oficialmente a Jornada, define a JMJ como um “ir ao encontro de Deus, que entrou na história humana por meio do mistério pascal de Jesus Cristo, e entrou de modo irreversível. 

Tudo começou com uma iniciativa do Papa Polonês, que tinha uma preocupação especial com os jovens e desejava incentivá-los a serem discípulos missionários de Cristo. 

Nos anos de 1984 e 1985, dois encontros com milhares de jovens inspiraram o Papa João Paulo II a instituir oficialmente a Jornada Mundial da Juventude. 

O primeiro foi no Jubileu Internacional da Juventude, e o segundo durante o Ano Internacional da Juventude, quando o Papa teve a oportunidade de repetir a experiência do encontro.

Nestes dias da Jornada Mundial da Juventude, sejam estes dias, ecos vibrantes do chamado amoroso de Deus; porque somos preciosos a seus olhos. 

Sejam dias em que o teu nome, através de irmãos e irmãs de muitas línguas e nações que o pronunciam com amizade, ressoe como uma notícia única na história; porque único é o pulsar do coração de Deus por ti. Este é o ponto de partida da JMJ, mas sobretudo da vida: disse Francisco no primeiro momento de encontro entre os jovens e o Papa. 

Essas, foram as palavras de acolhimento do nosso Papa Francisco, que de forma simples, demonstra amor e simpatia para com todos.

Em 2013, o Rio de Janeiro recebeu milhares de jovens como também o Papa Francisco, na 28ª Jornada Mundial da Juventude, realizada no Brasil. 

Foi uma honra para nós do Brasil, recepcionar o Papa em sua tão nobre missão apostólica.

Durante o evento da Jornada Mundial da Juventude, os jovens tem a oportunidade de participar de diversas atividades, como catequeses, momentos de oração, a Via-Sacra, a Vigília e, sobretudo, a Missa de Envio, onde o Papa preside a celebração e envia os jovens de volta às suas comunidades com uma mensagem de esperança e compromisso com a fé. 

O evento atrai uma multidão de jovens de várias culturas, origens e línguas, nesse momento, a diversidade da Igreja se reúne no amor de Cristo.

Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lucas 1,39)”, a Jornada Mundial da Juventude 2023 se inspira na história de Maria, que foi visitada pelo anjo Gabriel e recebeu a notícia de que seria a mãe de Jesus.

Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.

Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.

Da mesma forma, ele se recordou dos jovens que não puderam estar presentes, especialmente aqueles impossibilitados pela guerra, partilhando com todos o sonho da paz que carrega no coração. “Vós sois um sinal de paz para o mundo, um testemunho de como as nacionalidades, as línguas e as histórias podem unir em vez de dividir. Sois a esperança de um mundo diferente. Obrigado por isso”.

Seul será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2027. A capital da Coreia do Sul foi anunciada como a próxima cidade que receberá o maior encontro católico de jovens do mundo, ele falou isso, após o fim da Missa de Envio da JMJ Lisboa 2023, neste domingo, 6 de agosto.

Durante sua fala, ele agradeceu aos jovens, aconselhando-os a “fixar na mente” os momentos mais belos e marcantes que viveram nos últimos dias, a fim de reavivar as experiências desta JMJ quando o desânimo vier os tentar. 

“Deus ver inteiramente o bem que sois; só Ele conhece o que semeou nos vossos corações. Por favor, guardai-o com cuidado”.

O Papa Francisco convidou todos a também estarem reunidos em Roma, em 2025, para celebrar o Jubileu dos jovens, no contexto do ano jubilar que a Igreja celebrará. Dois anos depois, a Jornada Mundial da Juventude será em Seul, capital da Coreia do Sul. “Assim, da fronteira ocidental da Europa, passará ao extremo Oriente: é um belo sinal da universalidade da Igreja e do sonho de unidade do qual vós sois testemunhas”.

Por fim, o Papa dirigiu seu agradecimento “a duas pessoas especiais, aos protagonistas principais deste encontro”: Jesus e sua Mãe, a Virgem Maria. Prosseguindo, ele rezou o Angelus, e foi encerrado o momento de celebração.

Que todos os jovens retornem para os seus lares em paz e em segurança.

Deus abençoe e ilumine o nosso irmão em Cristo, Gabriel Medeiros, que nos representou com alegria e fé nos mais diversos momentos de orações em Lisboa; juntamente com milhares e milhares de jovens de vários países.

Obrigado, Gabriel,pelas orações por nós, pelo o Brasil e por todo o planeta Terra.

Nós também estávamos orando por você e por todos.

Ao Papa Francisco, nossa eterna gratidão. Deus lhe conceda saúde, paz, sabedoria e discernimento na missão do seu pontífice.

Francisco leva saudades no seu coração na sua volta a Roma. Mas, muito mais saudades, Vossa Santidade, deixa em mais de 1 milhão e meio de corações, que puderam desfrutar durante esses dias de indescritíveis emoções, que somente Deus pode dimensionar.

Essas boas lembranças jamais serão esquecidas.

Deve ser uma enorme emoção ver o nosso Papa presencialmente.

Papa Francisco, abençoa-nos.

Nosso povo te abraça

Tu vens em missão de paz…

Seja bem-vindo ao Brasil, quando assim, for possível.

Abençoa, Francisco, o nosso povo brasileiro. 

Essa gente é brava, forte, destemida e fervorosa na fé em Jesus Cristo.

Viva Jesus!

Viva o Papa Francisco!

Viva todos os jovens!

Viva todo o povo de Deus.

Viva os jovens da Diocese de Patos (PB).

Retornem para as suas comunidades, em paz!

Estaremos de braços abertos para abraçá-los!

PASCOM - SANTA LUZIA- PB.


Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário