domingo, 23 de julho de 2023

Paróquia realiza missa de envio para JMJ

Missa de envio para a jornada mundial da juventude, neste domingo, que  a Igreja celebra o décimo sexto domingo do tempo comum.

A Santa Missa foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, pelo nosso Pároco, Padre Erivaldo Alves Ferreira, com a presença de vários ministros da eucaristia, pastorais e a comunidade.

Durante a celebração, o Padre Erivaldo acolheu o nosso irmão Gabriel Medeiros, com palavras de fé, esperança e amor. O celebrante, enfatizou a importância da participação dos jovens do Brasil e de outros países nesse encontro tão profícuo para a Igreja e para todo o povo de Deus.

O jovem Gabriel irá representando a Diocese de Patos- PB; juntamente com outros jovens, para o encontro mundial da juventude com o Papa Francisco, em Portugal.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa.

É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. É, ainda, um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.

A Jornada Mundial da Juventude (originalmente em italiano Giornata Mondiale della Gioventù ou GMG) é um evento religioso instituído pelo Papa São João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens.

Desde a primeira edição, em 1986, em Roma, a Jornada Mundial da Juventude reúne milhares de jovens. De tempos em tempos, a JMJ é realizada em âmbito internacional, em uma cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença.

Em 2013, o Rio de Janeiro foi a cidade anfitriã do JMJ. Na ocasião, cerca de 3 milhões de pessoas vivenciaram esta experiência de fé, junto ao Papa Francisco.

O entusiasmo juvenil por todos os cantos demonstram o rosto do jovem cristão, que procura unir o testemunho de uma vida autenticamente cristã com as consequências sociais do Evangelho.

Somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo.

O mundo necessita de jovens para evangelizar e levar o evangelho de Jesus a toda criatura.

“ Ide pelo o mundo e anunciai o evangelho a toda criatura”.

Meditando o evangelho, Jesus chama Mateus para o discipulado. E, ao chamá-lo, anuncia que Ele veio justamente para que os pecadores experimentem a misericórdia. Veio para nós que estamos entre os povos chamados à obediência da fé, conforme nos fala Paulo na carta aos Romanos. “Recebemos a graça da vocação para o Apostolado, nós que fomos chamados a ser discípulos de Jesus Cristo, amados de Deus e santos por vocação.

Padre Erivaldo, em sua homilia, fez uma bonita pregação sobre o Evangelho.

Jesus, o Bom Semeador, está semeando a semente da Palavra. E não podemos fazer outra coisa, pois também semeamos a semente da Palavra de Deus, e é essa semente que produz frutos, nos converte e transforma.

A semente cai em nosso coração e, muitas vezes, encontra um terreno muito pedregoso; e no terreno pedregoso falta profundidade, porque tem pedras, mas não tem raízes profundas. Ou seja, ficamos sempre na superficialidade e logo as pedras dos caminhos da vida vão matando a semente da Palavra, porque falta profundidade, falta irmos mais fundo, mergulharmos em águas mais profundas da Palavra de Deus.

Em nome de todas as pastorais, parabenizamos o nosso irmão, Gabriel Medeiros, rogamos ao Senhor Jesus, que abençoe a sua viagem, que seu coração fecundo envolva-o em amor, paz e graça.

No final da celebração, o Padre Erivaldo com sua mansidão e amor, abraçou o jovem Gabriel, em nome de toda a Diocese de Patos.

Em seguida, o jovem recebeu o abraço caloroso da sua Mãe, que o entregou a Jesus e disse: “ Meu filho, amo-te! Deus te acompanhe, ficarei rezando por você todos os dias”.

A Santa Missa do envio, foi recheada de emoções.

Com a Bandeira do Município de Santa Luzia em suas mãos, o jovem Gabriel, demonstrou em seu semblante um forte sentimento de emoção.

Conte com a nossa  amizade e orações dos seus irmãos Pasconeiros.

Gilcleide Vinícius Lemos, PASCOM Santa Luzia.

Santa Luzia- PB.

Em 23 de Julho de 2023.