domingo, 26 de novembro de 2017

Paróquia Santa Luzia realizou o I Retiro para leigos e leigas neste fim de semana. Saiba como foi.

Cerca de 150 leigos e leigas da Paróquia Santa Luzia participaram o I Retiro Espiritual da Paroquial voltado à todos os agentes de pastoral, movimentos e serviços.

O retiro, que foi conduzido pelo leigo Rommeryto Augusto, foi iniciado na noite do sábado, dia 25 de novembro, na Igreja de São José Operário, onde aconteceu a celebração do Lucernário. No momento de recordação da vida cada pastoral e movimento apresentou uma fotografia de um leigo ou leiga falecido que se destacou pelo seu compromisso pastoral e comunitário.

A programação deste domingo, 26 de novembro, foi iniciada com uma oração conduzida pela equipe de liturgia. Após  a oração da manhã, o Padre Maurício Mota, vigário paroquial, fez uma reflexão sobre a importância dos leigos na vida da Igreja.

Um dos momentos altos do retiro foi a adoração a Jesus Eucarístico. Lideranças de pastorais e movimentos colocaram no altar, à frente de Jesus, suas orações e preces pela Paróquia, suas pastorais, movimentos, pelas famílias santaluzienses, a cidade e o Brasil.

Depois da bênção com o Santíssimo o leigo Rommeryto fez um resumo sobre a história da Paróquia Santa Luzia enfatizando a origem da devoção, a evolução da Capela de Santa Luzia até a atual Igreja Matriz e ressaltou como foi o crescimento e diversificação das pastorais e movimentos.

Na sequência o leigo José Aderivaldo fez o pré lançamento do documentário sobre os  160 anos da Paróquia. Na oportunidade foi exibido o trailer do documentário que aborda histórias importantes e pessoas que marcaram a Paróquia nestes 160 anos.

O retiro foi encerrado com uma grande ciranda que se tornou um gesto simbólico que representa a unidade dos leigos e leigas da Paróquia. Padre Elias Ramalho destacou que era um desejo, desde que assumiu a Paróquia, realizar um momento como aquele em que leigos e leigas, de todas as pastorais, pudessem se reunir e passarem um tempo juntos, rezando, em comunhão.

O retiro com os leigos e leigas fez parte das comemorações dos 160 anos da Paróquia e marcou a abertura da programação alusiva ao Ano do Laicato em Santa Luzia.