domingo, 21 de novembro de 2021

Padre Elias recebeu título de cidadão santaluziense durante solenidade alusiva aos 150 anos de criação do município de Santa Luzia

O Padre Elias Ramalho Gomes recebeu do Poder Legislativo municipal, na tarde de ontem, 20 de novembro, o título de cidadão santaluziense.

O pároco de Santa Luzia, que teve a sua transferência para outra paróquia anunciada recentemente, foi aplaudido de pé por todas as pessoas presentes no Ginásio "O Biscoitão".

Em seu discurso, o padre Elias ressaltou que, afetivamente, já se sentia filho de Santa Luzia. "Fui nomeado pároco de Santa Luzia por seis anos. Já são nove. Fui recentemente transferido, mas, levo comigo o afeto, o carinho a criatividade... Levo comigo, também, o forte sentimento de fé, de esperança e consciência humana que aqui compartilhei e também acolhi", iniciou o padre.

Padre Elias agradeceu aos integrantes dos conselhos paroquiais, aos demais leigos e leigas com quem trabalhou ao longo dos seus nove anos em Santa Luzia. "Prefiro dar um passo coletivamente, conjuntamente, a dar dois passos sozinho", disse o padre ao ressaltar que seu paroquiato foi pautado pela sinodalidade, pelo senso de compromisso com a gestão democrática e participativa da Paróquia. Tal compromisso, concluiu o padre, vale no campo religioso, no campo político e em todas as esferas de poder.

O  padre santaluzienses também ressaltou a continuidade que foi dada aos projetos iniciados no período do padre Alex, como a construção de uma capela em cada bairro. Ele ressaltou que a finalização do projeto só foi possível graças a uma mentalidade  e uma ação coletiva por meio da qual cada capela foi construída com a ajuda e a colaboração financeira de todas as comunidades e doadores da Paróquia. Ao mesmo tempo, padre Elias elencou as mudanças realizadas na forma de organização administrativa e financeira da Paróquia e citou algumas das ações que ele executou como a construção da Casa da Misericórdia.

Ao final, o padre lembrou do seu diálogo com outros líderes religiosos, com as instituições do município e agradeceu a oportunidade de ter sido padre em Santa Luzia: "Agradeço a Deus por essa oportunidade, já próximo dos meus 60 anos, de ter bebido em uma fonte tão rica de religiosidade, de fé, mas, sobretudo, de generosidade, de acolhimento, de afeto. Me sinto, e vou continuar me sentindo, muito amado por todos os paroquianos e muito amado por todos os irmãos", destacou o padre Elias.