sábado, 20 de novembro de 2021

Ordenação sacerdotal do padre Jonas Lucena ocorreu na noite de ontem (19/11), em Mãe D'água. Saiba os detalhes.

O diácono Jonas Lucena dos Santos foi ordenado padre na noite de ontem, sexta feira, dia 19 de novembro, numa celebração campal ocorrida em frente à Igreja de Nossa Senhora das Dores, na cidade de Mãe D'água.

A solene celebração foi presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva e foi concelebrada por diversos padres da diocese de Patos e paróquias de outras dioceses. Também se fizeram presentes os diáconos temporários e permanentes, além dos seminaristas.

Após a acolhida festiva do povo de Deus, presente na praça pública, e tendo ocorrido os ritos iniciais, procedeu-se com a Liturgia da Palavra. Após a proclamação do Evangelho, teve início o rito de ordenação presbiteral coma convocação do eleito e confirmação do bispo. Em sua reflexão, Dom Eraldo destacou as três atitudes de Jesus, como o bom pastor, que são as seguintes: dar a vida pelo seu rebanho, conhecer as ovelhas e ser reconhecido por elas, além de guiá-las pelo bom caminho livrando-as dos perigos.

Em seguida, precedeu-se com os demais ritos que configuram a ordenação que foram a prece litânica/ladainha, a imposição das mãos, a prece de ordenação, a vestição da estola presbiteral e da casula , a unção das mãos com o óleo do crisma, entrega do pão e do vinho e o ósculo da paz

Concluído o rito da ordenação, seguiu-se a celebração com a Liturgia Eucarística com ofertório, consagração e a comunhão.

Nos momentos finais, o padre Jonas Lucena proferiu discurso em que manifestou sua gratidão a todos os que trabalharam para a organização da solene missa de ordenação, bem como frisou sua gratidão por todos os que contribuíram para o amadurecimento de sua vocação, desde os seus primeiros passos em sua comunidade paroquial de Mãe D'água.

Padre Jonas relembrou todas Paróquias em que atuou como seminarista e ressaltou sua gratidão ao padre Elias, pároco de Santa Luzia e São Mamede, que foi decisivo para a sua descoberta vocacional  e que o acolheu para o estágio final e preparação para o recebimento do sacramento da ordem. Padre Jonas agradeceu aos fiéis de Santa Luzia e São Mamede que organizaram comitivas para participar da celebração. O neo-sacerdote dirigiu seus agradecimento aos demais padres que lhe ajudaram na caminhada e falou aos fiéis da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Nova Olinda, onde desempenhará seu ministério a partir de janeiro.

PRIMEIRA MISSA EM SANTA LUZIA

O padre Jonas celebrará sua primeira missa na Paróquia Santa Luzia na noite deste domingo, 21 de novembro. A missa será transmitida através do Canal no YouTube Paróquia Santa Luzia PB e da Página no Facebook Pascom Santa Luzia.

Padre Jonas seguirá trabalhando em Santa Luzia e São Mamede até o janeiro. Sua posse em Nova Olinda está marcada para o dia 29 de janeiro.