sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Casa da Misericórdia completa um ano de funcionamento e Paróquia celebrará missa em ação de graças

A Casa da Misericórdia Padre Ibiapina está completando um ano de sua inauguração e para marcar o seu primeiro ano de funcionamento, a Paróquia Santa Luzia realizará missa em ação de graças no próximo domingo, dia 18 de fevereiro de 2018, na própria casa que funciona ao lado da Igreja do Rosário.

A inauguração da Casa da Misericórdia ocorreu na tarde do domingo, 18 de fevereiro de 2017, numa celebração que contou com a presença de autoridades civis, representantes de outras denominações religiosas, beneficiados e a comunidade em geral.

Para o Padre Elias Ramalho foi um motivo de grande alegria ter a oportunidade de criar este espaço de solidariedade e de atenção aos necessitados durante seu paroquiato e como ação concreta referente ao Ano da Misericórdia convocado pelo papa Francisco.

A Casa da Misericórdia recebe o nome do Padre Ibiapina que passou por Santa Luzia no final do século XIX e deixou muitos frutos de caridade em favor da população do município e região a exemplo do Açude Velho, que também recebe o nome de seu benfeitor, a primeira casa da caridade que funcionou ao lado da Matriz, cemitério em Várzea, mas, sem dúvida, o acolhimento dos órfãos e a educação das mulheres foi uma importante contribuição.

FUNCIONAMENTO E PARCERIAS
A casa da Misericórdia é administrada pela leiga e voluntária Vânia Nóbrega e conta com aproximadamente trinta leigos e leigas voluntários que realizam tarefas de cozinhar, limpar, oferecer assistência às famílias e realizar cursos profissionalizantes. O funcionamento ocorre todos os dias a partir das 14h00.

Entre as atividades realizadas estão os cursos de costura, pintura em tecido, violão, flauta doce, reforço escolar, horta comunitária e karatê. Além disso, todos os dias as famílias vivenciam momentos de oração e leitura do Evangelho com a participação de várias pastorais e movimentos.

A casa recebe doações da Comarca de Santa Luzia e de várias pessoas físicas que se comprometem em contribuir com alimentos, utensílios de uso cotidiano e recursos financeiros para garantir a manutenção das atividades. Além disso, o Projeto Santa Luzia Solidária vinculado ao mandato do Vereador Neto da Barra realiza o Karatê Solidário e Rodas de Leitura com as crianças. Veja, abaixo, algumas fotos de momentos marcantes deste primeiro ano da Casa da Misericórdia.