terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Com missa campal e queima de fogos, devotos de Santa Luzia se despediram da festa da padroeira de 2021

O encerramento da festa de Santa Luzia deste ano de 2021 teve uma vasta programação que se iniciou nas primeiras horas da manhã de ontem, dia 13 de dezembro.

Às 6 horas da manhã chegaram os fiéis para participarem da primeira missa, que foi presidida pelo padre Neto e concelebrada pelos padres Joácio e Jonas.

Antes da conclusão da primeira missa, mais fiéis já chegavam para a grande missa solene, que foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Eraldo Silva, e concelebrada pelos padres da Forania do Vale do Sabugi e o padre Thiago de Parelhas-RN.

O grande leilão dos olhos vivos foi realizado no Centro Pastoral, ao meio dia, se estendendo até as 16 horas. Já era final da tarde quando o carro com a imagem de Santa Luzia saiu da Igreja Matriz e percorreu as principais avenidas da cidade acompanhada pelos fiéis.

No começo da noite, a imagem chegou à Matriz onde foi celebrada a missa de encerramento da festa. O encerramento foi presidido pelo padre Elias Ramalho. Sua reflexão sobre a liturgia se concentrou no tema do testemunho e exemplo de seguimento a Cristo que Santa Luzia foi capaz de promover. O padre ressaltou que figura de Santa Luzia deve ser vista como um modelo de pessoa que aprendeu a olhar o mundo e as pessoas com os olhos de Jesus Cristo.

Santa Luzia, continuou o padre, amou Jesus porque o conheceu e tinha convicção de que se trava Deus conosco. Ele conclamou os fiéis a adotarem a mesma postura de Santa Luzia de convicção e amor a Jesus seguindo-o até as situações de grande dificuldade.

Seguiu-se a celebração com o ofertório, rito de consagração e  comunhão. Nos momentos finais da celebração, a professora Inácia Meira proferiu um discurso de agradecimento ao padre Elias que, ocasião, celebrou a sua última festa de Santa Luzia na condição de administrador paroquial.

A professora relembrou que a posse de padre Elias ocorrera, justamente, no dia 13 de dezembro, no ano de 2011. Desde então, o novo padre mostrou-se um exímio administrador, homem de muita cultura e, sobretudo, um grande pastor pelo qual o povo de Santa Luzia criou amor, respeito e consideração. Ao final do discurso, jovens entraram com um banner com a foto do padre impressa ao lado das imagens da Igreja Matriz e de Santa Luzia.

Emocionado, padre Elias agradeceu a todos e todas e convidou a comunidade a entoar o hino de Santa Luzia. Um belíssimo show pirotécnico iluminou o céu de Santa Luzia enquanto o povo se despedia da festa da padroeira deste ano.