segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Paróquia Santa Luzia realizou abertura local do Sínodo 2023 e fez envio de missionários para celebrações nas comunidades

Na manhã de ontem, domingo, 17 de outubro, na Igreja Matriz foi celebrada a Missa que marcou a abertura local da primeira etapa do Sínodo 2023. A celebração também marcou o envio missionário de leigos e leigas para as comunidades onde serão realizadas, a partir desta semana, as celebrações dos círculos bíblicos.

Uma procissão solene entronizou os o banner com a logomarca do sínodo e, na sequência, entraram os banners de cada setor missionário da Paróquia fazendo referência ao caráter sinodal da Igreja vivido na união de todas as comunidades. Neste momento, o padre Elias fez uma fala introdutória destacando o sentido daquele momento de abertura da preparação para a XVI Assembleia Ordinária dos Sínodos dos Bispos.

A celebração prosseguiu com os ritos iniciais e Liturgia da Palavra. Em sua reflexão, padre Elias destacou a organização da comunidade de fé e como Jesus ensina os discípulos a darem um novo sentido ao exercício do poder não como a busca do privilégio, mas, como a condição de estar sempre dispor do Senhor para servir ao próximo. O pároco também refletiu a respeito das três dimensões do Sínodo que são comunhão, participação e missão.

Seguiu-se a celebração com as preces, ofertório e a Liturgia Eucarística. Nos momentos finais da celebração, o padre convidou todos os missionários que representavam suas comunidades para receberem a bênção de envio. No momento, padre Elias lembrou que aquelas pessoas constituíam apenas uma representação das comunidades já que a Paróquia conta com mais de 300 missionários em todos os setores.