quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Foi inaugurada a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. A celebração contou com presença do Bispo e de Padre Alex. Saiba mais.

No dia em que se lembra a última aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, o Setor Missionário de Nossa Senhora de Fátima teve  a alegria de inaugurar a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

A missa de inauguração e de dedicação da Igreja foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Eraldo, e concelebrada pelo padre Elias Ramalho. Serviram no altar os diáconos Adriano, Jarbas e Jonas Lucena. Esteve presente, junto ao povo, o padre Alex que sonhou e inicou, junto às comunidades, o projeto de construir uma capela em cada bairro.

Na abertura, ainda na parte externa da Igreja, a leiga Ilane Nascimento falou em nome da comunidade. Ela fez um relato dos 20 anos de luta da comunidade para construir o seu templo. Frisou os esforços de todos que muitas pessoas, inclusive de outras comunidades. Ilane ressaltou, também, que o sonho começou a se realizar quando o padre Alex Alexandre propôs o projeto "Uma Capela em cada Bairro" e mobilizou todos os setores missionários. A missa de lançamento da pedra fundamental foi celebrada pelo padre Alex.

Dom Eraldo prosseguiu realizando a bênção da capela e dos objetos litúrgicos. O bispo deu três toques com a cruz na porta central que foi aberta. No interior do templo, prosseguiu-se a celebração com a bênção das imagens, do ambão. Seguiu-se com a celebração com ato penitencial, hino de louvor e liturgia.

Após a proclamação do Evangelho, Dom Eraldo refletiu o significado da inauguração da capela no contexto em que as atividades presenciais estão sendo gradualmente retomadas. O bispo frisou que a Igreja deve ser um ponto de encontro com  Deus, com o outro, nosso  irmão e conosco na intimidade com Deus.

Encerrada a liturgia da palavra, Dom Eraldo procedeu com o ritos da unção, da incensação, do revestimento e da iluminação do altar. Seguiu-se o ofertório e liturgia eucarística. Após a comunhão ocorreu a oração e bênção da capela do Santíssimo.

Após a comunhão o padre Elias frisou a importância do projeto iniciado no paroquiato de padre Alex e ressaltou a importância da integração das comunidades da Paróquia na construção coletiva deste projeto. Padre Elias agradeceu aos dizimistas e colaboradores pela fidelidade e generosidade.

"Hoje é um dia memorável. Memorável porque estamos abençoando este templo, fruto do desejo, do suor e do trabalho de todos vocês. Quero agradecer ao padre Alex pelo projeto Uma capela em cada bairro. Desde que cheguei me senti já colaborador deste projeto porque sempre pensei assim: uma capela em cada bairro não é para dividir a paróquia, é para facilitar a vida de oração, a vida espiritual de todos os moradores do bairro. Cada comunidade se alegra com a alegria da outra comunidade. Aqui tem o suor do rosto de todas as comunidades e seu dízimo, sua oferta, sua festa de padroeiro nós investimos nessas obras", frisou o padre que anunciou a retomada da conclusão da Igreja da Sagrada Família.

Em seguida cantou-se o hino de Nossa Senhora de Fátima, fez-se a consagração à Nossa Senhora e, então, dom Eraldo proferiu a bênção encerrando a celebração.

Dom Eraldo, Padre Alex e Padre Elias.