quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Com uma das maiores carreatas já realizadas a Festa de Santa Luzia foi iniciada

A Festa de Santa Luzia 2019 teve seu novenário oficialmente aberto na noite desta quarta-feira, dia 04 de dezembro.

A programação começou às 5h da manhã com a realização da caminhada saindo da Igreja de São José Operário. Ao longo de todo dia as equipes de trabalho organizaram os últimos detalhes para o início da Festa.

Eram 6 horas da noite quando a carreata saiu de frente da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, contornou a cidade pela BR 230 descendo pela Avenida José Américo. Milhares de motos e carros, além de pedestres, ciclistas e corredores fizeram da carreata de abertura uma das maiores já realizadas na Festa de Santa Luzia.
Thea Vissenberg-Lauwen, sobrinha do  Padre Jerônimo Lauwen
Logo no início foi destacada a presença de Thea Vissenberg-Lauwen, sobrinha do saudoso Padre Jerônimo Lauwen. Thea veio conhecer Santa Luzia acompanhada de seu esposo Jan Vissenberg e do seu filho René Vissenberg Lauwen. Eles participaram do hasteamento da bandeira e da celebração.

A missa de abertura foi marcada pelo intenso fervor dos fiéis que participaram ativamente da celebração. Uma multidão lotou a Igreja Matriz e o Largo Padre Jerônimo Lauwen onde um telão foi instalado para os fieis acompanharem a missa.

Durante sua reflexão do Evangelho, Padre Elias abordou a temática da edificação da fé cristã e como o testemunho de Santa Luzia nos ajuda a entender o que significa ser cristão. Após a homilia foi rezada a profissão de fé seguindo os ritos tradicionais da missa.

Nos momentos finais, o Padre Elias convidou a família Lauwen para vir até o centro do altar. Mesmo sob limitações do idioma, Padre Elias apresentou os visitantes, reiterou sua acolhida. O filho René Lauwem, em inglês, agradeceu a acolhida e o carinho recebidos.

O grande coro se formou entoando a ladainha de Santa Luzia e depois o hino da excelsa padroeira. Após a primeira noite de celebrações ocorreu a quermesse e retreta que contou com a participação das bandas Duarte Machado, de Santa Luzia, e Santo Onofre de Junco do Seridó.

A festa continua nesta quinta, dia 05 de dezembro, com o atendimento de confissões às 16h, na Igreja Matriz, recitação do Terço às 18h e a novena às 19h. Haverá quermesse e apresentações culturais após a novena.