sábado, 14 de dezembro de 2019

Com procissão e missa campal, a Festa de Santa Luzia 2019 foi concluída. Saiba como foi:

As solenidades em honra de Santa Luzia começaram cedo, às 6 da manhã, com a celebração eucarística presidida pelo padre Elias e que teve como pregador o santaluziense padre Neto. Mesmo antes do término da primeira missa, vários fieis chegaram para aguardar a segunda celebração que ocorreu às 9 da manhã, com a presença do Bispo da Diocese Patos Dom Eraldo Bispo da Silva, padres das Foranias do Vale do Sabugi e filhos naturais de Santa Luzia.

A aglomeração de fieis para a procissão de Santa Luzia começou logo no início da tarde. Sob a animação de grupos musicais e as orações conduzidas por leigos e leigas da Paróquia, milhares de fiéis se prepararam para a procissão que saiu às 4 e meia da tarde.

A procissão percorreu as principais avenidas da cidade e se encerrou no largo da Igreja Matriz onde foi celebrada a última missa. O Padre Espedito Caetano, que é o coordenador de pastoral da Diocese de Patos, presidiu e fez a pregação da celebração.

Ao fazer a homilia, pe. Espedito demonstrou seu encantamento pelas demonstrações de fé e pela animação das pessoas que acompanharam a procissão. O padre refletiu sobre a temática proposta para a festa deste ano destacando, especialmente, as condições que o Evangelho apresenta para o seguir Jesus Cristo e tornar-se missionário e missionária. Pe. Espedito cantou junto com os fiéis cânticos que destacaram a trajetória e a devoção à Santa Luzia.

Ao final da celebração foram feitos os agradecimentos aos apoiadores, aos patrocinadores e pessoas que se empenharam para que festa pudesse ocorrer. A multidão cantou hino de Santa Luzia enquanto as bandeiras eram descidas marcando o fim da festa da padroeira.

Na Praça Silvino Cabral, em frente à Igreja Matriz, ocorreu a última noite da parte social que teve sorteio de prêmios, shows musicais e quermesse.

PREPARATIVOS PARA A FESTA DE SANTA LUZIA 2020

O dia de Santa Luzia, em 2020, cairá no domingo e a equipe de organização tem a expectativa de que o número de fiéis baterá recorde, o que exige que mais estrutura para acolhimento dos romeiros. Após a avaliação da festa deste ano, a equipe deverá pensar novas estratégias para acolhimento das pessoas que virão ano que vem.

NATAL EM FAMÍLIA, FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA E DE SÃO SEBASTIÃO

A festa de Santa Luzia é um momento importante do calendário e da vida paroquial, mas a missão e os momentos importantes de fé e de devoção popular continuarão. Diversos grupos de missionários de todos os setores da Paróquia receberam o envio para a celebração da Novena do Natal em família.

A comunidade do bairro Frei Damião já está se preparando para celebrar a Festa da Sagrada Família, na última semana de dezembro.

Também, os missionários e missionárias do bairro São Sebastião devem iniciar os preparativos para a festa do co-padroeiro da Paróquia, São Sebastião, que ocorre entre os dias 11 e 20 de janeiro.