sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Mais de 20 mil pessoas participaram do encerramento da Festa de Santa Luzia

Mais de 20 mil fieis tomaram as ruas de Santa Luzia na tarde de ontem, quinta feira, 13 de dezembro de 2018, para participarem do encerramento da Festa da Padroeira.

A programação do dia de Santa Luzia foi iniciada logo cedo com a primeira missa que foi rezada na intenção dos devotos e devotas falecidos e dos enfermos. A missa foi celebrada pelos padres filhos naturais da Paróquia Santa Luzia sendo o padre Joácio Nóbrega o presidente da celebração e o padre João Evangelista da Nóbrega Neto o pregador. Após a missa foi oferecido um café da manhã aos devotos.

Às 9h da manhã aconteceu a segunda celebração que foi presidida pelo bispo de Patos, Dom Eraldo. O bispo refletiu, ao comentar a liturgia da palavra, sobre a importância de se ficar vigilante em relação aos apelos do Evangelho. Frisou a necessidade de que a nossa fé e o nosso compromisso com a vida não sejam superficiais.

A tarde foi aberta com o grande leilão que aconteceu no Centro Pastoral que fica ao lado da Igreja do Rosário.

No meio da tarde uma multidão já se acumulava dentro e fora da Matriz à espera da procissão. Por volta das 16h30, teve início a procissão  na qual mais de 20 mil pessoas conduziram a imagem bi-centenária de Santa Luzia  pelas principais avenidas da cidade.

Ao chegar na Matriz foi celebrada a última missa do dia que foi presidida pelo bispo de Caicó-RN, Dom Antônio Carlos. Depois da proclamação do evangelho, feita pelo padre Josivam, Dom Antônio refletiu o significado de Santa Luzia para a Igreja a partir de três palavras: virgindade, martírio e visão. Primeiramente, Santa Luzia se sentiu amada por Cristo e, por conta disso, deu todo o seu amor à Cristo. Sobre o martírio, D. Antônio destacou que Santa Luzia deu seu testemunho de fé e de amor à Deus não através de discursos, mas, através da sua própria vida, das próprias ações. Para além da busca da saúde física dos olhos, a devoção à Santa Luzia deve conter também a busca de enxergar com o coração para ser capaz de ver Deus na pessoa do que sofre.

Terminadas a liturgia eucarística e a comunhão, Padre Elias Ramalho fez os agradecimentos à todas comissões que ajudaram na organização da festa, à todos os patrocinadores e patrocinadoras que foram muito generosos, à prefeitura e aos padres que vieram participar ao longo de toda a festa.

O descerramento da bandeira aconteceu sob o hino cantado com muito entusiasmo pelos fieias e acompanhado pela Banda Duarte Machado. Uma queima de fotos iluminou o céu enquanto a multidão se despedia da Festa de Santa Luzia 2018.

A Festa de Santa Luzia se iniciou em 03 de novembro com a realização do pré novenário nas comunidades rurais e depois com a Semana Missionária da Paróquia. O novenário oficial foi aberto no dia 04 de dezembro.