sexta-feira, 30 de março de 2018

Celebrações da Ceia do Senhor iniciaram o Tríduo Pascal. Veja como foi:

Missa em São José Operário
As celebrações da Missa de Lava-Pés e Santa Ceia do Senhor, nesta quinta feira (29), aconteceram em dois momentos na Paróquia Santa Luzia.

A primeira missa foi celebrada pelo padre Elias, às 16 horas, na Igreja de São José Operário, com a participação de muitos fiéis que iniciaram a vivência do Tríduo Pascal.

A segunda missa foi celebrada às 19 horas, na Igreja Matriz, também sob a presidência do Padre Elias Ramalho e, mesmo numa noite banhada por chuva, também atraiu um grande número de fiéis.

Padre Elias destacou em sua homilia que a celebração da Santa Ceia do Senhor nos insere no tríduo pascal (paixão, morte e ressurreição de Cristo) e que devemos participar de todos os momentos até a Vigília Pascal quando se celebra o ápice do ano litúrgico.

Revivendo os atos de Jesus, o sacerdote lavou e beijou os pés de doze crianças que representaram os discípulos.

A noite de orações seguiu-se com adoração ao Santíssimo Sacramento na Capela do Salão Santa Clara, ao lado da Matriz, até a meia noite quando se iniciou a via sacra conduzida pelo movimento do Terço dos Homens.

Nesta sexta feira da Paixão a programação deu prosseguimento com a Via Sacra das Comunidades que começou às 05 horas da manhã e teve seu auge às 06h30 quando todos os grupos que rezavam se encontraram em frente à Matriz para fazer a última estação.

Às 11 horas acontecerá o ofício da Agonia e procissão do silêncio na Igreja Matriz e, mais tarde, às 15h00,  será celebrada a Paixão e Morte seguida sairá a Procissão com a imagem do Senhor Morto pelas ruas da cidade. A partir dai a Igreja se recolherá ao silêncio fechando suas portas até a Vigília Pascal no sábado.