segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Paróquia Santa Luzia celebrou missa dedicada à memória das Freiras da Congregação das Filhas de Santa Tereza. Veja fotos históricas

Madre Palmeira na Coroação de Nossa Senhora
Com parte da programação dos 160 da Paróquia Santa Luzia, a missa da noite deste domingo, 15 de outubro, na Matriz, foi dedicada à memória das Freiras da Congregação das Filhas de Santa Tereza e da leiga Tereza Medeiros.

Durante a celebração foi feito um pequeno relato da história da congregação e da história da Escola Normal Santa Luzia. A Congregação das Filhas de Santa Tereza chegou à Santa Luzia durante a década de 1940 graças ao empenho de santaluzienses como a leiga Tereza Medeiros que se empenharam em trazer para a cidade uma instituição que pude oferecer formação às meninas. Inicialmente como uma escola estritamente feminina, a Escola Normal foi se ampliando e passou a receber meninos, mas, sem dúvidas, uma das principais contribuições foi na profissionalização da juventude através do curso de magistério que foi o responsável pela formação de parcela significativa dos professores da região do Vale do Sabugi.

As Filhas de Santa Tereza também tiveram uma participação pastoral decisiva na Paróquia. Através de Madre Palmeira, o Bairro São José nasceu como comunidade de fé tendo como padroeiro São José Operário. A imagem do padroeiro foi doada por Madre Palmeira. Além disso, a congregação deu apoio e acompanhou enquanto esteve em Santa Luzia as equipes de Nossa Senhora que tinham como uma de suas lideranças a Irmã Terezinha que faleceu em 2015. A congregação também ajudou a cultivar várias vocações sacerdotais oferecendo aos candidatos ao seminário formação  na educação básica e auxílio para o ingresso no seminário de modo que boa parte dos padres santaluzienses e ex-seminaristas estudaram na Escola Normal. Madre Palmeira também tinha um trabalho social com crianças e idosos. Além de oferecer bolsas de estudos para crianças pobres ela também realizava atividades de assistência social.

A congregação saiu de Santa Luzia no início dos anos 2000 e, nestes quase 15 anos sem a presença Institucional das Filhas de Santa Tereza a paróquia sente falta, mas, ao mesmo tempo dá graças à Deus pelos inúmeros frutos que ficaram na cidade.

Primeiras Freiras que assumiram a Escola Normal Santa Luzia
Comemoração do dia do Idoso. Ao centro, Padre Alex e Madre Palmeira
Ceia de Natal oferecida às crianças carentes
Três Madres Superiores e Irmã Lídia
Encontro de Professores da Escola Normal
Madre Palmeira e Padre João Saturnino
Foto Jubileu de Ouro

1. Tive a honra que estudar na Escola Normal Santa Luzia sobre a direção de Madre Palmeira, ela e Irmã Terezinha fizeram parte de minha formação na fé cristã católica.