terça-feira, 28 de março de 2023

Dom Eraldo realizou visita na área Pastoral de São José Operário. Comunidade caminha a passos largos para se tornar paróquia.

O bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, acompanhado pelo padre Erivaldo Alves e por lideranças pastorais, realizou ontem, 27 de março de 2023, uma visita no território que compõe a área pastoral de São José Operário.

Inicialmente, o bispo foi conhecer uma parte do território rural da futura paróquia de São José Operário. Pela manhã, Dom Eraldo foi até a comunidade Santo Antônio, no Pinga, onde se encontrou com lideranças pastorais e celebrou, com padre Erivaldo, a missa.

O território rural da futura paróquia é muito vasto e inclui a comunidade quilombola do Talhado, o complexo eólico Chafariz e futuras instalações de um novo complexo solar no Saco dos Goitis. Outras comunidades que já têm capela como Santa Rita de Cássia, na Barra, São José, no Saco dos Moisés , Santo Expedito, no Saco dos Goitis,  Nossa Senhora das Graças no Umbuzeiro Doce e duas capelas dedicadas a Santo Antônio no Pinga e no Assentamento Santo Antônio.

No período da tarde, Dom Eraldo se encontrou com lideranças pastorais na Igreja de São José Operário. O bispo ouviu atentamente a comunidade, anotou sugestões e registrou os avanços que ocorreram desde a sua primeira visita ocorrida em 15 de janeiro de 2022. O bispo conheceu as instalações da futura secretaria paroquial e os salões de reunião ao lado da Igreja. Após a reunião, Dom Eraldo se dirigiu até a Igreja da Sagrada Família, no Bairro Frei Damião, que também fará parte da nova paróquia. O bispo constatou que as obras andaram e que, brevemente, a nova igreja será inaugurada.

À noite, os fiéis encheram a Igreja de São José Operário para participar da missa que marcou o encerramento da visita pastoral e, também, da celebração dos ciclos bíblicos da Campanha da Fraternidade.

A Paróquia de São José Operário já nascerá grande e complexa porque compreende um território em que quase 7 mil pessoas vivem e onde há escolas, hospital, instituto federal de educação, parques eólicos e usinas solares (que serão instaladas entre o Saco dos Goitis e Vertentes) e novos bairros em expansão.

Em entrevista para a Pastoral da Comunicação, o bispo se mostrou muito feliz e satisfeitos com as conquistas que a comunidade teve ao longo do último ano. Dom Eraldo ressaltou, principalmente, a união de toda a comunidade e o seu empenho em garantir as condições pastorais e também materiais e financeiras para viabilizar a nova Paróquia. O pastor diocesano ainda afirmou que continuará acompanhando de perto a caminhada da área pastoral e, no momento certo, oficializará a elevação à Paróquia.  A entrevista completa do bispo vai ao ar no próximo domingo, 2 de abril, no programa Na Luz da Tua Palavra, às 7 da manhã, na rádio Vale FM.

Padre Erivaldo Alves, que acompanhou todas as atividades desta visita pastoral, se mostrou muito satisfeito e comprometido em continuar trabalhando para que o sonho dos fiéis de São José Operário seja realizado. O pároco de Santa Luzia tem experiência em acompanhamento de criação de novas paróquias e foi o responsável pela criação da Paróquia São José, na cidade de são José do Espinharas.