quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Missas e celebrações da palavra marcaram o início da Quaresma em Santa Luzia. Leia mais informações.

A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada ontem, 17 de fevereiro, na Paróquia Santa Luzia, teve uma programação que contou com missas e celebrações da palavra que ocorreram em todos os setores missionários urbanos.

Logo cedo, às 06 horas da manhã, foi celebrada a primeira missa do dia na Igreja de São José Operário. Ainda pela manhã, na Igreja Matriz, ocorreu a segunda celebração. O padre Elias Ramalho fez uma catequese sobre o significado e a importância e vivenciar bem o período quaresmal, sobretudo, porque se refere a um período penitencial que deve propiciar mudança de vida.

"Tem todo um sentido a Quaresma. Um sentido penitencial. Um sentido de mudança de vida. Não podemos chegar na próxima Páscoa  do mesmo jeito que iniciamos esse ano: precisamos ser seres humanos, cristãos, melhores do que fomos no ano que passou. A cada ano fazendo esse processo, no final da vida, certamente, estaremos saboreando as coisas do céu com muito mais precisão, com mais profundidade e grandeza". Afirmou pe. Elias durante a reflexão sobre a Palavra.

Padre Elias também ressaltou que, no período quaresmal, além de observarmos e refletirmos sobre o nosso drama pessoal, causado pelos nossos pecados, temos que refletir sobre o drama social seguindo o exemplo do próprio Jesus Cristo que se compadeceu e nunca ficou omisso diante do sofrimento dos outros. O pároco lembrou do tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, que nos chama a rever as nossas práticas e nos tornarmos capazes de dialogar mais com os irmãos sendo solidários, respeitando, tolerando e incluindo, especialmente, o diálogo com os grupos que são marginalizados.

A distribuição das Cinzas ocorreu de modo diferenciado sem tocar a cabeça das pessoas.

A programação da Quarta-Feira de Cinzas foi continuada no período da noite com a missa às 19 horas, na Matriz, e, nas comunidades de Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião e Frei Damião ocorreu a celebração da palavra.