sexta-feira, 19 de abril de 2019

Tríduo Pascal foi aberto na Paróquia Santa Luzia. Veja como foram as celebrações

Duas celebrações marcaram a abertura do Tríduo Pascal na tarde de ontem, Quinta Feira Santa, 18 de abril de 2019, em Santa Luzia.

A primeira celebração do "Lava-pés" na Paróquia ocorreu na Igreja de São José Operário. A Igreja, que está passando por pequena reforma, esteve lotada de fieis que puderam acompanhar a celebração. Durante a reflexão da Liturgia da Palavra, o padre Elias abordou, inicialmente, o sentido do mistério pascal cuja celebração é aberta na Quinta Feira Santa e se encerra com a Vigília Pascal no Sábado de Aleluia. Ressaltou o novo sentido da Páscoa judaica dado por Jesus. "Não é só a memória de um acontecimento histórico, agora ela é o sinal do céu na terra. A Eucaristia é o sinal do céu na terra".

Após a homilia, o Padre Elias repetiu o gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos que foram representados por missionários da Comunidade de São José Operário.

Na sequência da celebração ocorreu a Liturgia Eucarística e o rito da Comunhão. Nos momentos finais, Jesus Eucarístico foi levado até a Capela do Santíssimo da Igreja onde ficou exposto.

À noite, na Igreja Matriz, uma multidão lotava o templo para participar da segunda celebração. No início, representantes de todos os setores missionários da Paróquia entraram com velas acesas. A Proclamação do Evangelho foi realizada pelo candidato ao diaconato Adriano Oliveira. Em sua reflexão padre Elias destacou as as maravilhas que Deus faz em nossa vida através da Eucaristia.

Após a homilia, enquanto os fieis cantavam, Padre Elias repetiu, com os missionários,  o gesto de Jesus de lavar os pés. A celebrão seguiu e, no final, ocorreu a procissão que levou Jesus Eucarístico até a capela do Santíssimo onde ficou exposto durante toda a noite e madrugada.

CELEBRAÇÃO NA SEXTA FEIRA DA PAIXÃO
O Tríduo Pascal continua com a Cerimônia da Paixão de Cristo que acontece logo mais, às 15 horas, na Igreja Matriz. Na sequência da Cerimônia haverá a procissão do Senhor Morto e o fechamento das portas da Matriz que só serão reabertas na noite do sábado.

TRANSMISSÃO
A Pastoral da Comunicação está transmitindo todas as celebrações da Semana Santa pelo Facebook.