quinta-feira, 18 de abril de 2019

Procissão do Encontro e Celebrações Penitenciais continuam a Semana Santa

A Semana Santa em nossa paróquia foi iniciada no último domingo com a Celebração dos Ramos e da Paixão do Senhor e depois seguiram-se as Celebrações Penitenciais e a Procissão do Encontro. A participação piedosa dos fieis foi bem relevante e a procissão do encontro, vivenciada com chuvas e a Celebração Eucarística num clima orante e silencioso.

As Celebrações Penitenciais estão criando um hábito de piedade muito importante em nossa comunidade paroquial onde casais, jovens, adolescentes, crianças e a comunidade em geral estiveram participando de segunda-feira santa a noite até a manhã desta quinta-feira santa com a reflexão da palavra, o exame de consciência e a absolvição dos fieis com a devida penitência dada pelo Padre Elias, que presidiu esses momentos. Já nesta quarta-feira santa, antes da celebração penitencial, mulheres e homens conduziram as imagens do Bom Senhor dos Passos da Igreja Matriz e de Nossa Senhora das Dores da Igreja de São José Operário. Com chuva e orações a comunidade entoava cantos e orações até a Igreja do Rosário onde houve o encontro das imagens e dos fiéis que estavam muito felizes de vivenciarem este momento com bênçãos em forma de chuva.

Após a Procissão aconteceu a Celebração da Eucaristia com bastante silêncio e uma bela reflexão do nosso pároco que destacou a figura de Maria como modelo dos que acreditam na Ressurreição de Jesus: "Sem desespero e de pé, a Virgem Maria vivenciou os sofrimentos de mãe aos pés da cruz e em toda a caminhada da salvação". O padre Elias convidou a comunidade a participar ativamente do Tríduo Pascal que a partir de hoje será celebrado com a Ceia do Senhor, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor e a Grande Vigília Pascal que consistem numa grande celebração dividida em três partes e três dias, preparando o Domingo de Páscoa com a festa e a alegria de novas criaturas.