sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Paróquia lança programação oficial da Festa de Santa Luzia 2022

A Paróquia Santa Luzia lançou na noite desta sexta, 4 de novembro, a programação oficial da festa da padroeira de 2022.

O evento estava programado para acontecer na Praça Silvino Cabral, com música ao vivo e barracas, porém, com a chuva torrencial que caiu na cidade, o lançamento ocorreu na Igreja Matriz de Santa Luzia.

A live foi apresentada pelos leigos da PASCOM Santa Luzia Gabriel Nóbrega e Clédia Lopes. No início, o padre Erivaldo saudou os fiéis e destacou a importância da festa de Santa Luzia e, ao mesmo tempo, sua alegria em poder contribuir com esse grande momento da vida da Paróquia e que tem uma importância em toda região.

Uma das novidades apresentadas foi o cartaz oficial da festa que inovou ao explorar a paleta de cores do manto de Santa Luzia, em azul, bem como na ênfase dada à própria imagem, que veio da Europa no Século XVIII e foi construída em estilo barroco.

A lojinha Divinos Olhos foi apresentada com uma diversidade de brindes, incluindo a camisa oficial da festa que será vendida em duas cores a azul (principal) e a bordô, ambas preservando os mesmos traços do cartaz. A loja já está em funcionamento ao lado da Matriz, vizinho à secretaria paroquial.

Com relação à programação, do dia 4 ao dia 12 de dezembro, sempre a partir das 18h30, haverá recitação do terço seguida da novena. Especialmente no dia 4 de dezembro será celebrada a missa em comemoração dos 11 anos de inauguração da reforma, ao mesmo tempo em que se fará a abertura das comemorações dos 250 anos de construção da Igreja Matriz cujo encerramento será somente em 2023.

Todas as noites, após as novenas, haverá quermesse e shows de música ao vivo com artistas como Lene Show, Kalifa, Woxton Nóbrega, Amanda, Gomes, Forró Trakino, Jeová do Acordeon, Jotinha do Acordeon, Urano e Neguinho Show, Gabriel Rocha, Fabiano Cabral, além de retretas com as Bandas Duarte Machado e a Banda da Polícia Militar de Patos.

No dia 13 de dezembro,  a programação começa às 6 das manhã com a celebração da primeira missa com os padres santaluzienses e dedicada aos enfermos e falecidos. Às 10h da manhã ocorre a missa solene seguida do Beijo de Santa Luzia e do grande leição que ocorrerá no Centro Pastoral.

A procissão de Santa Luzia sairá às 16h30 e percorrerá as principais avenidas da cidade. Chegando à Mariz haverá a missa de encerramento da festa seguida de pavilhão com música ao vivo.

Entre outras novidades da festa está a retomada da Corrida dos Olhos e da cavalgada de Santa Luzia, além do famoso "rubacão da festa" todas estas atividades realizadas no dia 11.

A Pastoral da Comunicação transmitirá todas as celebrações pelo YouTube  e pelo Facebook da Paróquia.