sábado, 26 de novembro de 2022

Diocese de Patos ganha mais um padre. Veja como foi a ordenação de pe. Maurício:

O diácono Maurício Alves de Lucena Júnior, que fez estágio pastoral na Paróquia Santa Luzia, foi ordenado padre na noite de ontem, sexta feira, 25 de novembro.

A ordenação presbiteral ocorreu na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, sendo presidida pelo bispo diocesano, Dom Eraldo, e concelebrada pelo clero da Diocese de Patos.

No início da celebração ocorreu a abertura do III Ano Vocacional do Brasil com a apresentação da coordenação diocesana que é presidida pelo padre Josivânio Soares. Seguiu-se a celebração com o ato penitencial, louvor e liturgia da palavra.

O diácono santaluziense Jarbas Morais fez a proclamação do Evangelho. Na sequência, houve a convocação do eleito e a confirmação de sua ordenação pelo bispo. Em sua homilia, Dom Eraldo abordou o significado do sacerdócio como uma entrega de si a Jesus e como um processo em que o coração do padre se torna aberto ao acolhimento de todos e todas sempre pronto para eliminar as impurezas e abastecer-se de Cristo para ajudar à santificação dos fiéis.  O bispo lembrou que o padre não deve ser isolado e que seu ministério deve ser exercido em ampla unidade com a Diocese. “Seja padre Maurício na diocese de Patos,  com a diocese de Patos e para a diocese de Patos”, disse o bispo.

Em seguida, procedeu-se com os demais ritos que configuram a ordenação que foram a promessa do eleito, prece litânica/ladainha, a imposição das mãos, a prece de ordenação, a vestição da estola presbiteral e da casula , a unção das mãos com o óleo do crisma, entrega do pão e do vinho e o ósculo da paz. Maurício não conteve as lágrimas durante todo o rito de ordenação, especialmente, durante a vestição dos paramentos que foi realizada pelos padres Erivaldo e Elias Ramalho.

Concluído o rito da ordenação, seguiu-se a celebração com a Liturgia Eucarística com ofertório, consagração e a comunhão.

Nos momentos finais, o padre Maurício fez seu primeiro pronunciamento retomando a sua trajetória marcada pela passagem pelos bancos da universidade nos cursos de jornalismo (UEPB), filosofia e teologia e pelas dioceses de Campina Grande e Palmares-PE, antes do seu retorno à sua diocese de origem. Padre Maurício agradeceu aos padres diocesanos, especialmente, os padres Elias e Erivaldo com quem ele conviveu na sua fase final de estágio.

Padre Alixandre Soares, em nome do clero diocesano, saudou o novo sacerdote e se colocou a disposição para contribuir na caminhada. Padre Lucivaldo fez a leitura da ata da ordenação que foi assinada pelos padres presentes.

Padre Maurício estará em Santa Luzia na festa da padroeira, mas, já se prepara para assumir a função de vigário paroquial em Piancó auxiliando o padre Ronaldo no início de  2023.