segunda-feira, 19 de abril de 2021

Dom Eraldo instituiu o estagiário Jonas Lucena para os ministérios do Acolitato e de Leitor. Saiba como foi a celebração:

Aconteceu na Igreja Matriz de Santa Luzia, na noite de domingo, 18 de abril de 2021, a celebração eucarística presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva na qual o estagiário Jonas Lucena foi instituído nos ministérios de leitor e de acólito.

Padre Elias Ramalho concelebrou a missa que também contou com a participação dos diáconos Adriano, que proclamou o Evangelho, e Jarbas. Estiveram presentes familiares e amigos de Jonas Lucena que deu um passo importante para sua ordenação diaconal e, depois, sacerdotal.

Durante a celebração, o bispo diocesano demonstrou sua alegria em poder retornar à Santa Luzia e celebrar junto à comunidade. O bispo também manifestou sua gratidão à Deus por estar preparando  um estagiário para o futuro recebimento do sacramento da ordem.

Dom Eraldo falou ao povo sobre os sinais de Jesus Cristo ressuscitado, sobretudo, no momento em que Ele deseja a paz, em que aparece aos discípulos de Emaús e lhes prega a Palavra e quando partilha o pão. O coração dos discípulos se aquece ao reconhecerem Jesus em sua palavra e na partilha do pão. Ao dirigir-se a Jonas e seus familiares, Dom Eraldo frisou a importância daquele momento para a trajetória do estagiário, mas para a Igreja que vive a expectativa de ter, futuramente, um novo padre.

Após sua reflexão, Dom Eraldo realizou o rito de instituição de Jonas como leitor no qual ele recebeu a prece do bispo seguida da entrega da Palavra de Deus. Na sequência foi instituído o ministério de acólito. Seguiu-se a celebração com as preces, ofertório e a liturgia eucarística.

Ao final, Jonas agradeceu a todos e todas os presentes, bem como destacou sua gratidão pelo processo de acompanhamento feito pelo Bispo e o acolhimento realizado pelo padre Elias.

O SIGNIFICADO DO MINISTÉRIO DO LEITORADO E DO ACOLITATO

No ministério do Leitorato, o seminarista recebe a função de tornar-se auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja. Na Missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho). Por sua vez, o ministério do Acolitado é dado pela Igreja aos seminaristas para auxiliarem o sacerdote e o diácono.  É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar, auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuindo, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão.