sábado, 5 de dezembro de 2020

Começou a Festa de Santa Luzia. Saiba como foi a primeira noite de celebração.

Teve início na noite de ontem, 04 de dezembro, a festa de Santa Luzia 2020. Na primeira noite foi celebrada a missa em ação de graças pela dedicação da Igreja Matriz.

As pessoas foram recepcionadas pela Banda Duarte Machado que executava dobrados no patamar da Matriz. Às 18h30 começou a recitação do Santo Terço e, em seguida, o ensaio dos cânticos. Às 19 horas foram hasteadas as bandeiras sinalizando a oficialização do período festivo.

A missa foi presidida pelo padre João Saturnino, ex-pároco de Santa Luzia, e concelebrada pelo padre Elias Ramalho, pároco. Padre Elias recepcionou os fiéis e seu irmão no sacerdócio destacando a importância de que todos os devotos e devotas se unirem em prece, pelas redes sociais, durante todas as novenas.

O Padre João Saturnino continuou a celebração. A proclamação do Evangelho foi feita pelo diácono permanente Adriano. Já na homilia, o padre João destacou que a Igreja, ainda mais no período da festa e do Advento, deve ser um espaço de animação da caminhada cristã e de fortalecimento das atititudes de amor e cuidado com o próximo a exemplo do que fez Santa Luzia no seu fiel seguimento a Cristo.

Seguiu-se a celebração eucarística que foi encerrada após o animado cântico do hino de Santa Luzia. Cerca de 200 pessoas acompanharam a missa no exterior da Igreja Matriz através de um telão de led.

Já a parte social teve quermesse na Praça Alcindo Leite. As pessoas puderam contribuir com a festa adquirindo os lanches e levando para suas casas. A  parte cultural contou com uma live que ocorreu no Shopping Veneza com a Banda Duarte Machado e o cantor Gabriel Rocha.

A festa continua neste sábado com a noite dedicada aos Movimentos, devoções religiosas e Irmandades (Ordem Franciscana Secular, Renovação Carismática Católica, Movimento Jesus Misericordioso, Devotos da Chama de Amor,  Irmandade do Rosário, Irmandade do Santíssimo, Irmandade de Santa Luzia).