sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Com adaptações em razão da pandemia de Covid-19, a Festa de Santa Luzia será aberta nesta sexta (04/12)

Com diversas adatapções feitas por causa da pandemia de Covid-19, a Festa de Santa Luzia 2020 será aberta na noite desta sexta feira, 04 de dezembro.

Ao longo de todo o dia uma equipe estará na Praça Silvino Cabral, em frente à Matriz, fazendo adesivagem dos carros e aspergindo água benta. Às 18h, será iniciado o Terço Mariano e, às 19h, ocorrerá o hasteamento da bandeira seguido da celebração da Santa Missa.

A participação presencial dos fiéis, no interior da Matriz, ficará limitada à 30% da capacidade. Essas vagas serão preenchidas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. A Paróquia montou um telão de led no patamar e disponiblizará 200 cadeiras para as pessoas que não conseguirem vaga dentro da Igreja. As cadeiras obedecerão o distanciamento seguro. O uso de máscaras é obrigatório.

Após a novena haverá quermesse com diversos tipos de lanches. A compra das fichas para retirar o lanche será no lado direito da praça, rua Abdon Nóbrega, no sentido da saída para Patos. Para retirada do lanche, os fiéis de carro contornam o Minibox Santa Luzia e param no outro lado da praça, na Rua Silvino Cabral (rua da Câmara).

Já a parte social da festa terá, na noite de hoje, a live cultural com a Banda Duarte Machado, que realizará um concerto especial, seguida da apresentação do cantor Gabriel Rocha.

TRANSMISSÃO PELO FACEBOOK E YOUTUBE

A partir desta sexta feira, até o dia 13 de dezembro, todas as celebrações e atividades da parte social da festa serão transmitidas ao vivo pelo Facebook Pascom Santa Luzia PB e pelo  Canal do Youtube Paróquia Santa Luzia PB. A Pascom, em parceria com duas empresas locais, inovará na transmissão colocando várias câmeras no interior da Matriz para que as pessoas possam acompanhar todas a movimentações da celebração e verem dos detalhes.

MUDANÇAS POR CAUSA DA PANDEMIA

A Festa de Santa Luzia é reconhecida nacionalmente como um período de peregrinações e grandes multidões que vem à Matriz para agradecer e pedir à Deus, por intermédio de Santa Luzia, uma graça. Mas, este ano, a Paróquia, além de reduzir a quantidade de pessoas no interior da Matriz, não realizará a carreata de abertura e procissão de encerramento.

As pessoas que têm graça alcançada poderão fazer o seu agradecimento durante as novenas evitando, assim, a aglomeração no dia 13 de dezembro. Em relação às caravanas, a Paróquia recomenda que os fiéis acompanhem a festa de um modo diferente, através das transmissões pelas redes sociais da Paróquia.