sábado, 21 de novembro de 2020

PARÓQUIA ANUNCIA MUDANÇAS NA FESTA DE SANTA LUZIA 2020. VEJA AS NOVIDADES:

A Paróquia Santa Luzia promoveu na noite de ontem, sexta-feira, 20 de novembro, uma entrevista coletiva para explicar as mudanças na festa da padroeira de 2020.

Durante quase duas horas o Padre Elias, juntamente com representantes da Comissão Central e a Pascom, explicaram as modificações que ocorrerão na Festa de Santa Luzia para se adequar às medidas sanitárias de prevenção ao COVID-19.

O padre explicou, inicialmente, a temática da festa que convida todos nós a sermos luz do mundo. "Cristo é o Sol do Oriente e nós recebemos a luz dele, então, é a luz Dele que nós devemos iluminar o mundo com nosso modo de pensar, sentir e agir", destacou pe. Elias. Já o lema reflete o testemunho de Santa Luzia que aponta o modo como ela se tornou luz do mundo. O lema expressa um pedido à Santa Luzia, que já vive a glória do céu, para que ela interceda a Deus pelo mundo inteiro pela cura e afastamento deste mal que é o COVID-19.

O novenário oficial será aberto no dia 4 de dezembro, às 19 horas e se estenderá até o dia 12 de dezembro quando ocorre a noite que já ficou conhecida como dos filhos ausentes. No dia 13 ocorrerão três missas sendo os seguintes  horários: 6 da manhã, 9h30 e às 17h. Todas elas serão transmitidas pelo Facebook e pelo YouTube.

NÃO HAVERÁ CARREATA DE ABERTURA E NEM A PROCISSÃO

Uma das medidas mais duras será o cancelamento da carreata de abertura e a procissão solene da Festa de Santa Luzia. "Não será fácil numa festa do porte da festa de Santa Luzia, ouvir do próprio pároco que não teremos a grande carreata de abertura, a grande procissão de encerramento. Claro que a festa não se resume a isso, o miolo da festa é a celebração eucarística. Não podemos relaxar porque não estamos imunes ao contágio do vírus e nós não podemos ser instrumento para proliferar o vírus." Frisou o pároco.

PARTICIPAÇÃO NAS NOVENAS E NAS MISSAS

A Paróquia recomenda aos fieis de grupo de risco que permaneçam participando pela transmissão através das redes e mídias sociais. Os fiéis que se sintam em condições de participar não precisarão realizar agendamento, mas, a Paróquia alerta que o acesso ao interior da Igreja Matriz será por ordem de chegada até 30% da capacidade da igreja. Aos fiéis que excederem esse limite serão disponibilizadas 200 cadeiras espalhadas na frente da Matriz para acompanharem através de um telão de led.

PAGAMENTO DE PROMESSAS E CARAVANAS

Padre Elias falou sobre os fiéis que precisam testemunhar uma graça alcançada e destacou que isso poderá ser feito durante os dias de novena, mas no dia 13 de dezembro, não será recomendável para evitar a perda do controle da quantidade de pessoas presentes na Igreja Matriz. O Padre Elias destacou que, este ano, será prudente que as pessoas de outras cidades não formem caravanas, mas acompanhem de suas casas.

PARTE SOCIAL E LEILÃO

A quermesse será realizada na forma de drive-thru, ou seja, as barracas com lanches serão montadas na praça da Matriz e os carros devem contorná-la no sentido da entrada pela Abdon Nóbrega, contornando no Mini-Box Santa Luzia e subindo na Rua da Câmara de Vereadores. Os fieis podem parar, fazer seu pedido e pegá-lo. Já leilão será feito presencialmente, no Centro Pastoral, para o público que comumente participa.

Durante a Festa serão realizadas lives culturais que poderão ser assistidas pelo Youtube, através do canal Paróquia Santa Luzia PB.

FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO

Os patrocínios poderão ser feitos juntamente à Comissão composta pelos leigos Clédia Lopes, Darlan, Pedro e Gigiu. Quanto aos olhos vivos, as pessoas poderão comunicar a sua doação à Secretaria Paroquial para que seja agendada a busca da doação.

A partir da segunda-feira, 23 de novembro, iniciará a distribuição de envelopes nos quais as pessoas poderão fazer sua doação. Estes envelopes estão com a identificação da Paróquia e poderão ser deixados na Igreja Matriz que estará aberta em tempo integral.

As doações também podem chegar através de depósito e transferência bancária para a conta da Paróquia: Banco do Brasil, Agência 1127-4, Conta Corrente 9764-0, Paróquia Santa Luzia Matriz.

Outro instrumento de contribuição é a aquisição de produtos da Loja Divinos Olhos que funciona ao lado da Secretaria Paroquial e que oferece camisas, bandeirolas, lembrancinhas e adesivos da Festa.

SÉRIE DE REPORTAGEM

A PASCOM fará uma série de matérias para explicar, em detalhes cada um destes pontos. Acompanhe o site www.paroquiasantaluzia.com para ficar informado.