segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Paróquia Santa Luzia vai passar por mudanças. Saiba mais.

No próximo dia 30 de setembro, às 19h00, na Igreja de São Francisco, em Várzea, acontecerá a missa solene na qual o senhor Bispo oficializará a criação e instalação da nova Paróquia naquele município.

O projeto de criação da nova Paróquia é antigo, mas, seus passos mais efetivos aconteceram a partir de 2013 quando estagiários e, depois, vigários paroquiais de Santa Luzia, assumiram a responsabilidade de conduzir a organização administrativa e pastoral juntamente com os leigos e leigas de Várzea.

A instalação da Paróquia faz parte da programação do Ano Missionário Diocesano em preparação para o jubileu de 60 anos de criação da Diocese de Patos. A missa de instalação acontece dentro da Festa do Padroeiro de Várzea, São Francisco de Assis, a qual foi precedida por uma semana missionária que ocorreu em todos os setores do município.

A missa será presidida pelo Bispo de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, e contará com a concelebração do clero diocesano e de outras dioceses. Na ocasião será empossado o primeiro pároco,  o padre Josivam Almeida, que já vem trabalhando naquela comunidade desde fevereiro de 2017.

Várzea é a última área pastoral a ganhar autonomia como Paróquia a partir de seu desmembramento de Santa Luzia. Antes de Várzea, foram tornados Paróquias os municípios de São José do Sabugi, Junco do Seridó (havia uma parte do município pertencente à Santa Luzia) e São Mamede, que foi a primeira área a se tornar Paróquia.

A parte documental foi transferida para secretaria paroquial de Várzea, bem como a casa paroquial, salão pastoral e outras providências administrativas já foram tomadas.

Como fica a Paróquia Santa Luzia
Mesmo com  o desmembramento, a Paróquia Santa Luzia continua sendo  uma das maiores e complexas em razão do atendimento prestado à dezenas de pastorais, movimentos e serviços organizadas em um território que contém cinco Igrejas em perímetro urbano e dez capelas em área rural. Padre Elias continua como Pároco devendo Padre Josivam continuar sendo Vigário Paroquial.