domingo, 29 de janeiro de 2023

"Eu amo o povo de Santa Luzia. Eu vou, mas permaneço amando", disse padre Maurício em sua despedida.

Com a Igreja Matriz lotada, o padre Maurício Lucena celebrou a sua última missa como colaborador da Paróquia Santa Luzia. A missa foi concelebrada pelo padre Ronaldo e teve a participação dos diáconos Jarbas e Adriano, tendo este proclamado o Evangelho.

A homilia foi realizada pelo padre Maurício que meditou o significado das bem-aventuranças, conforme Evangelho desta liturgia. Ele ressaltou que as bem-aventuranças nos levam para a coisa que verdadeiramente importa, que é o seguimento a Jesus Cristo, centro de nossas vidas.

Seguiu-se a missa com a conclusão da liturgia da palavra, ofertório, oração eucarística e comunhão.

Nos momentos finais, o padre Erivaldo Alves, que está se recuperando de um problema na coluna, fez o seu pronunciamento destacando a convivência e os grandes serviços prestados pelo seu irmão no sacerdócio. Padre Erivaldo destacou que o padre Maurício teve uma bela caminhada de amadurecimento durante o seu estágio pastoral e que mostrou grande desprendimento ao colocar os seus dons a serviço da comunidade de fé. O pároco ainda ressaltou que a Santa Luzia será mais que uma cidade na vida do padre Maurício, ela será uma fase da vida em que ele pôde se preparar para receber o maior presente que foi o sacramento da ordem e a vivência das suas primícias no sacerdócio.

Leigas da Liturgia, do grupo de cânticos e da Pastoral da Comunicação também fizeram uso da palavra manifestando sua gratidão pela presença amiga do padre Maurício, suas orientações e sua disposição a colaborar com a Paróquia. O padre chorou durante música cantada por Cláudia Medeiros, no momento em que todos os casais das Equipes de Nossa Senhora subiram ao altar para abraçar o padre.

Em sua fala final, padre Maurício afirmou: "Cada um que eu olho nessa assembleia vejo uma vida na qual eu pude tocar e que me tocou e isso eu levarei para sempre. Santa Luzia marcou a minha vida de muitos modos. Na história do padre Maurício existe um povo santaluziense que foi para mim um pai, uma mãe, irmãos, amigos, um socorro de Deus e eu digo a vocês: vou sentir muita saudade. Meu coração vai ficar por aqui também porque foi muito bom estar com vocês".

O padre encerrou seu pronunciamento cantando uma música cujo refrão diz: "só se sente saudade do que é bom". Após a bênção final foi aberto o Cerco de Jericó na capela do Santíssimo.

Padre Maurício passará a semana concluindo suas tarefas em Santa Luzia e organizando a sua mudança para a cidade de Piancó. A posse como vigário da Paróquia Santo Antônio acontecerá no próximo domingo, dia 5 de fevereiro, às 19 horas na Matriz daquela cidade.