sexta-feira, 30 de julho de 2021

Jonas Lucena foi ordenado diácono. Veja os detalhes da celebração.

A Diocese de Patos ganhou cinco diáconos temporários na noite de ontem, quinta feira, 29 de julho. A ordenação aconteceu na Catedral de Nossa Senhora DaGuia e foi presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva  e concelebrada pelos padres do clero diocesano.

Foram ordenados, além de Jonas Lucena, os estagiários José Alberto dos Santos, José Elielton Lopes de Góis, Josivânio Soares de Oliveira e Vinícius Alexandre.

Após a Liturgia da Palavra, o diácono permanente Adriano fez a chamada dos candidatos ao diaconatos que se dirigiram ao altar. Em seguida, o Padre Flávio Mamede formulou ao bispo o pedido para que os candidatos fossem ordenados e deu o testemunho das comunidades atestando que foram considerados dignos da ordenação.

Após a admissão, dom Eraldo fez a reflexão sobre a Liturgia. O bispo refletiu acerca do ministério do diaconato tomando como ponto de partida o exercício da missão de Jeremias cuja tarefa confiada por Deus foi plantar e construir o reino de Deus. Dom Eraldo frisou que os ministérios na Igreja existem para o serviço ao próximo. Aos ordenados o pastor diocesano recomendou humildade, simplicidade e disposição ao serviço.

Na sequência, Dom Eraldo interrogou aos candidatos sobre o seu propósito de serem ordenados e de exercer o ministério do diaconato. Após as promessas, os candidatos se prostraram dando início à ladainha de todos os Santos. Foi realizada, em seguida, a vestição dos candidatos e Dom Eraldo proferiu a oração consacratória.

No momento seguinte, os novos diáconos ajoelharam-se diante do bispo e receberam dele o Livro dos Evangelhos. Os diáconos foram cumprimentados pelo clero e acolhidos pela comunidade. Prosseguiu-se a celebração com o ofertório, liturgia eucarística e comunhão.

Nos momentos finais, o diácono Josivânio Soares de Oliveira proferiu os agradecimentos em nome de seus irmãos diáconos. Dom Eraldo entregou aos novos diáconos o certificado e o Decreto de uso de ordem aos diáconos para que possam exercer o ministério nas paróquias onde estão estagiando.

O diácono Jonas Lucena volta para Santa Luzia para completar o seu tempo de estágio e se preparar para receber a ordenação sacerdotal.