segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Dom Eraldo divulga orientações sobre as atividades pastorais na Diocese

O bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, anunciou nesta segunda feira, 25 de janeiro, uma carta com recomendações aos padres, religiosos(as) e leigos(as) sobre a realização de atividades pastorais nas paróquias.

Algumas atividades das pastorais e movimentos poderão ser retomadas seguindo todos os protocolos que envolvem uso de máscara, álcool, higienização do ambiente e distanciamento entre as pessoas. Para isso, o bispo recomenda que seja feito um planejamento que leve em conta os fatores de segurança.

Dom Eraldo orienta a retomada dos encontros de preparação para a 1ª Eucaristia e Crisma das turmas que foram interrompidas. Para isto, as coordenações de catequese devem se reunir com os catequistas e redefinir a divisão dos grupos e os horários de encontros a fim de que as reuniões sejam com poucas pessoas.

Por ocasião do período quaresmal próximo, o bispo orienta que os padres se organizem para haver atendimento às confissões individuais, em locais preferencialmente abertos, em horários e dias estendidos para evitar filas aglomerando as pessoas. Este ano não haverá mutirões de confissão.

Dom Eraldo esclarece que , ainda que, mesmo tendo iniciada a vacinação, que as medidas de segurança que já vinham ocorrendo devem ser mantidas. Entre estas medidas, destaca-se a ocupação mínima das igrejas nas celebrações, a obrigação do uso de máscara, a não realização de procissões e carreatas de festas de padroeiros.

Confira abaixo as recomendações na íntegra:

Aos Padres, Diáconos, Religiosos (as) e demais agentes de Pastorais

Diocese de Patos,

Saudações!

Estamos vivendo o longo tempo de Pandemia que teve início em março de 2020; passamos pela fase de fechamento total das atividades presenciais e nos valemos exclusivamente dos meios de comunicação pelos quais chegamos aos fiéis, principalmente com a celebração da Eucaristia, novenas, etc.; chegamos ao momento de flexibilização, mas infelizmente sofremos uma nova onda de contágio do novo corona vírus o que nos preocupa em relação ao futuro da vida pastoral; a chegada da vacina, embora em pequena escala, traz consigo uma esperança para todos. A realidade não permite uma postura de “descanso”, mas deveremos continuar tomando os devidos cuidados em todos os momentos e de modo particular em nossa ação eclesial com os fiéis que buscam e precisam dos serviços sobretudo dos sacramentos.

Com estas considerações achamos por bem sugerir alguns encaminhamentos como respostas para algumas demandas pastorais em nossas paróquias tendo em vista a proximidade da quaresma, tempo intenso para todos nós, pastores e fiéis.

Sugerimos para a Catequese e sacramentos da Iniciação Cristã:

Encontro diocesano com as coordenações paroquiais da catequese (on line) para dinamizar a retomada da formação e atuação dos catequistas na diocese;

Encontro de Catequistas na Paróquia em vista da retomada das atividades com todos os cuidados necessários;

Cada paróquia organize a retomada dos encontros de Crisma e de primeira Eucaristia das turmas já existentes e que foram interrompidas pela pandemia;

Poderão acontecer encontros com grupos menores alternados nos fins de semana; esta metodologia vale também para o início de novas turmas;

A celebrações da primeira eucaristia e da Crisma poderão ser realizadas com turmas menores e limitando a participação de pessoas em espaços abertos (se possível);

Outros grupos de catequese como “curso de noivos” e “preparação de pais e padrinhos para o batismo” e a celebração, poderão acontecer de forma limitada, por inscrição, conforme o calendário paroquial;

Sugerimos para as pastorais e demais serviços:

Retomar as atividades a partir de momentos de ESPIRITUALIDADE; será necessária a motivação para continuar a missão;

Pensar na assistência aos enfermos e idosos sempre com a solicitação e permissão da família;

Sugerimos para as confissões no tempo quaresmal:

Não será possível a realização dos “Mutirões de confissões” como em anos anteriores;

Estabelecer horários paroquiais para públicos específicos (Jovens, Idosos, Casais, Crianças);

Atender em espaços abertos (quadras, pátios), sobretudo, à noite;

Cada Pároco intensifique o atendimento às confissões no tempo quaresmal;

Realizar celebrações penitenciais na comunidade em preparação ao “Tríduo Pascal”.

Orientamos que mesmo com a aplicação da vacina em “grupos de risco” não poderemos abrir mão dos cuidados já conhecidos e orientados durante a pandemia.

Agradecemos a compreensão e o compromisso em favor da vida.

Patos – PB, 22 de janeiro de 2021

Dom Eraldo Bispo da Silva