quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

"A minha maior obra foi criar a corresponsabilidade paroquial", destacou Padre Elias durante a Festa de São Sebastião

A festa de São Sebastião 2021 foi encerrada na noite de ontem, quarta feira, 20 de janeiro. Na ocasião, durante os agradecimentos, o padre Elias fez um balanço de como tem sido a sua administração à frente da Paróquia Santa Luzia.

O padre deixou clara a sua alegria em poder contribuir com a retomada e conclusão do Projeto Uma Capela em Cada Bairro, que foi iniciado no período do padre Alex Alexandre. A ideia do projeto foi construir um templo religioso em cada comunidade urbana de Santa Luzia. Assim, foram erguidas as capelas da Sagrada Família, no bairro Frei Damião; Nossa Senhora do Rosário no bairro Antônio Bento; Nossa Senhora de Fátima, no bairro de mesmo nome e a capela-santuário de São Sebastião.

Além deste projeto, o padre Elias construiu uma nova Casa Paroquial, reformou o Centro Pastoral, construiu a Casa da Misericórdia Padre Ibiapina, reformou a Secretaria Paroquial e realizou uma série de melhoramentos no patrimônio da Paróquia, além de ter continuado a construção das capelas.

Todas estas ações, ressalta o pároco, não são possíveis sem uma consciência de corresponsabilidade paroquial. Criar esta consciência, segundo ele, é a ação que o tem feito mais feliz porque se trata de um novo olhar sobre a unidade de todos setores missionários. Todas as comunidades têm colocados os recursos em um fundo financeiro comum que é usado para atender às necessidades de toda a paróquia conforme sua urgência. Isso permitiu que, pouco a pouco, fosse concluída cada capela começando pela fase de alvenaria, revestimento e cobertura, depois passando pelo acabamento e ornamento conforme as diretrizes catequéticas e litúrgicas.

"A obra mais importante que fiz na Paróquia, que ajudei que ela acontecesse, nem foi este prédio, nem mesmo a casa paroquial ou as outras capelas. Foi criar a consciência de corresponsabilidade paroquial. aqui tem o suor, aqui tem a generosidade de cada comunidade, inclusive das com rurais. todo mundo trabalhou: fez a festinha de seu padroeiro e colocou tudo no caixa comum. Somos todos uma paróquia, uma comunidade de  fé. (...) As outras comunidades estão alegres porque esta comunidade terminou seu templo, concluiu sua capela", afirmou padre Elias.

O padre destacou que agora será a vez de concluir a etapa de acabamento e ornamento da Capela de Nossa Senhora de Fátima e, depois, da Sagrada Família, no Frei Damião.