segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Nota de pesar pelo falecimento de Dom José Maria Pires

D.José Maria Pires/Foto: Jornal O Povo
A Paróquia Santa Luzia se une às demais Paróquias e Dioceses da Igreja do Brasil em razão do pesar pelo falecimento do Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, ocorrido na noite do domingo, 27 de agosto.

Dom José foi o quarto Arcebispo na Paraíba no período de 1966 a 1995. Foi um grande pastor, tendo sido responsável por abrir a Arquidiocese aos novos tempos da Igreja a partir dos resultados do Concílio Vaticano II (1965).

Seu legado foi, sobretudo, o próprio testemunho de vida. Dom José esteve ao lado do povo da Paraíba nos momentos em que mais precisou como foi o caso do período do regime militar. Esteve ao lado dos estudantes, em 1968, nas manifestações que tomaram a Capital. Naquele contexto, Dom José criou um Centro de Defesa dos Direitos Humanos e colocou um advogado para atender aos que precisavam. Nas lutas pela reforma agrária ele esteve presente ao lado do povo dando força para enfrentar a perseguição dos latifundiários. Lutou contra a discriminação e o racismo incentivando a organização do movimento social. Seu apelido de Dom Zumbi foi conferido por dom Pedro Casaldáliga na ocasião em que foram em romaria até a Serra da Barriga, Alagoas, celebrar o centenário de abolição da escravidão. Dom Pedro dizia na época que era uma forma de reconhecer que Dom José doava sua vida pela negritude.

Dom José teve uma vida que deixou muitos frutos de amor pelo seu povo tendo uma presença viva na sociedade fazendo chegar às mais distintas realidades o Evangelho de Jesus Cristo anunciado por meio de palavras e atitudes.

A Paróquia Santa Luzia pede a todos os seus fieis para neste dia colocarem Dom José em suas orações pedindo à Deus que conceda o bom descanso eterno a este nosso irmão e que envie, nestes tempos tão difíceis pelos quais passa o Brasil, novos pastores com a fé, o profetismo e a mesma dedicação que teve nosso querido Dom José.

Santa Luzia, 28 de agosto de 2017
Padre Elias Ramalho