Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2021

Nota de Pesar da Paróquia Santa Luzia em razão do falecimento da Madre Palmeira

 "E esta Palmeira, de fato, deu muitos frutos"


Vimos, por meio da presente nota, informar ao povo da Paróquia Santa Luzia que faleceu nesta terça feira, 11 de maio de 2021, na cidade de Crato, no Ceará, a Madre Maria Rodrigues Palmeira, por nós afetuosamente chamada de Madre Palmeira. 

Madre Palmeira tinha completado, recentemente, 98 anos de vida. Seu falecimento decorre de um quadro delicado que comprometeu sua saúde e que vinha sendo tratado desde o início do ano.

Madre Palmeira nasceu na cidade de Juazeiro do Norte, no cariri do estado do Ceará, no dia 16 de fevereiro de 1923, sendo a terceira dentre dez filhos do casal Sebastião Rodrigues Palmeira e de Maria Emília de Jesus Palmeira.

Em 1938 a Madre fez seus votos vindo a ingressar, como aspirante, na Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus em 1939. Sua primeira vestição religiosa se deu no dia 05 de fevereiro de 1942, no ano seguinte, fez sua profissão de fé e seus votos perpétuos ocorreram em 1949.

A Madre trabalhou muito pela consolidação da Congregação das Filhas de Santa Teresa e assumiu várias funções importantes, incluindo, a de 3ª Superiora Geral da Congregação. Destaca-se a sua participação na Sessão de Abertura do Concílio Vaticano II, no ano de  1962.

A vida da Madre Palmeira foi, em sua maioria, dedicada à missão e ao serviço prestado ao povo de Santa Luzia. Foram cerca de 40 anos de trabalho que lhe resultaram no reconhecimento como cidadã santaluziense. Sua maior consagração em Santa Luzia, no entanto, foi o fato de ter profissionalizado mais de 1.000 moças e rapazes tornando-os aptos para o exercício do magistério e, também, da profissão de técnico em contabilidade. Também foi fruto da Madre Palmeira milhares de jovens educados na Escola Padre Jerônimo Lauwen nos dez anos em que dirigiu aquele educandário. 

A Madre também foi uma forte incentivadora das vocações sacerdotais e religiosas que ela acolheu na Escola Normal Santa Luzia e orientou a ponto de vários padres terem bebido naquela fonte para o seu discernimento sacerdotal. Além disso, a origem dos setores missionários na Paróquia Santa Luzia contou com forte entusiasmo e participação da Madre. 

Em 2006 a Madre deixou Santa Luzia e foi morar no abrigo Jesus Maria José, que é mantido pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus. Ficou uma imensa lacuna em nosso município, mas, os frutos de seu trabalho mantêm viva a gratidão a esta nossa irmã que foi capaz de agregar outras pessoas igualmente queridas como a saudosa Irmã Teresinha  e que fizeram acontecer esta bela obra em Santa Luzia.

Nesta terça, a Madre foi acolhida por Deus para o repouso eterno na Graça Divina. A Paróquia Santa Luzia manifesta seu luto, ao mesmo tempo em que pede aos fiéis que incluam nas suas orações esta irmã cujos frutos de amor e bondade foram muitos para nossa gente.

Neste Mês Mariano rogamos à Nossa Senhora, Mãe de Deus, Senhora das Dores, que console sua família, as pessoas que choram a sua perda e as Irmãs Filhas de Santa Teresa para que possam suportar este momento de tristeza e de saudade que já desponta em nossos corações.


Santa Luzia-PB, 11 de maio de 2021

Padre Elias Ramalho Gomes

Em nome dos paroquianos de Santa Luzia PB.




Compartilhe : :

2 Post a Comment:

  1. Sinceras e verdadeiras palavras, Madre Palmeira sempre foi e será uma mulher de admiração.

    ResponderExcluir
  2. Uma grande serva de Deus. Descanse em paz.😔

    ResponderExcluir