sábado, 6 de julho de 2019

Saiba como foi a ordenação dos Diáconos Adriano e Jarbas

Os Neo-diáconos Adriano Oliveira e Jarbas Morais foram ordenados na noite de ontem, sexta, 05 de julho, na Catedral de Patos.

A celebração foi presidida pelo Bispo Dom Eraldo Silva e contou com a participação dos padres da Diocese, seminaristas e as famílias dos ordenandos. Dom Eraldo acolheu os presentes destacando a participação dos familiares dos diáconos. A missa seguiu com os ritos iniciais e Liturgia da Palavra. Após a proclamação do Evangelho, os Neo-Diáconos foram trazidos da comunidade para o Altar onde foi apresentado o pedido para que fossem ordenados.

Na sequência, Dom Eraldo refletiu sobre a liturgia da Palavra destacando o papel do diácono na vida da Igreja e ressaltando suas responsabilidades para com as comunidades onde forem atuar. Dom Eraldo frisou a alegria da ordenação de nove diáconos permanentes no contexto em que a Diocese comemora os 60 anos de sua criação e no momento em que a Igreja vivenciará um momento de missão.

O rito de ordenação dos diáconos foi iniciado com a confirmação, pelos candidatos, do seu desejo de serem ordenados e confirmaram seu propósito de obediência ao Bispo e seus sucessores. No prosseguimento houve a Ladainha de Todos os Santos, a imposição das mãos e prece de oração. As esposas trouxeram as vestes diaconais que foram colocadas pelos párocos. Revestidos, os diáconos se ajoelharam perante o bispo e receberam dele o Evangeliário.  O rito se encerrou com a saudação do bispo aos novos diáconos. A celebração prosseguiu com a Liturgia Eucarística e rito da Comunhão.

Em nome dos novos diáconos, Adriano Oliveira fez os agradecimentos às pessoas que participaram do processo de formação e da viabilização da ordenação. Adriano destacou o companheirismo das esposas, filhos e familiares ao longo de todo o processo e ressaltou o compromisso com a caminhada pastoral que será trilhada a partir da ordenação. Terminados os agradecimentos e as homenagens, foi lida a ata da ordenação seguida da assinatura. Após o hino de Nossa Senhora da Guia Dom Eraldo fez a bênção final.