quarta-feira, 6 de março de 2019

Mês de fevereiro é marcado por planejamento e comemorações

A Paróquia Santa Luzia esteve em plena atividade durante o mês de fevereiro contando com planejamentos, reflexões e comemorações que tiveram a participação da comunidade e dos leigos e leigas sob o direcionamento do Pároco Padre Elias Ramalho. Fruto dessa caminhada tivemos o calendário anual de atividades paroquiais, contamos com a celebração de aniversário do Terço das Crianças e da Casa da Misericórdia, e celebramos o Jesus na Praça, preparando o Retiro de Carnaval 2019.
Nos dias 04 e 05 os leigos e leigas dos diversos movimentos, pastorais, setores missionários e grupos reuniram-se em Assembleia para refletirem sobre a caminhada pastoral e paroquial, além de refletirem sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019. No primeiro dia, o tema "Fraternidade e Políticas Públicas" foi refletido juntamente com representantes das paróquias da forania do Sabugy, que após a oração inicial e acolhida ficaram atentos a reflexão do Padre Daniel, pároco de Nossa Senhora da Conceição em São Mamede-PB, que tratou de maneira sintética da temática.

No segundo dia, após momento de oração inicial, foram divididos grupos que refletiram sobre a caminhada pastoral e paroquial, além de planejarem as ações que deveriam permear o calendário anual. Os pontos analisados foram a Vivência do Mês Extraordinário da Missão, em outubro próximo, a celebração dos 60 anos da Diocese de Patos com o Congresso Missionário Diocesano em julho próximo e os encaminhamentos práticos de datas e eventos que estivessem incompatíveis no calendário. A assembleia contou com uma boa participação e mostrou algumas pistas de ação para a caminhada paroquial que consistem no engajamento pastoral mais missionário, profético (sob o olhar da Campanha da Fraternidade) e orgânico.

O mês de fevereiro ainda contou com a celebração de 3 anos do Terço das Crianças na Comunidade Santa Luzia, que sob a coordenação de Gabriel e Shirley reúnem-se todas as segundas-feiras, as 16h, no salão da matriz para recitação do terço e partilha dos temas que a Igreja trata. Para o 3º aniversário o Terço das Crianças refletiu sobre os 60 anos da nossa diocese, tempo favorável da missão e anúncio da Palavra. Além do encontro de louvor, Adoração e Celebração Eucarística, a programação contou com a confraternização entre os membros no dia 15 de fevereiro. Quem esteve comemorando seu aniversário também foi a Casa da Misericórdia, lugar de acolhida e missão junto a famílias carentes da cidade que cotidianamente frequentam o Centro Pastoral onde está localizada a sua sede. A programação aconteceu no dia 19 de fevereiro, dia de fundação e da memória do Padre Ibiapina onde foi realizada uma celebração eucarística de ação de graças por esta obra do Setor Social de nossa paróquia. A casa da misericórdia oferece cursos, acolhida com lanche e sopa, além de fazer momentos de reflexão e oração com as famílias que frequentam ela. Além disso, em parceria com o Projeto Santa Luzia Solidária, a Casa oferece karatê para crianças e adolescentes, e tem conseguido  voluntários e colaboradores que com seu dízimo e ofertas diversas mantém o funcionamento da Casa permanentemente.

Como grande parte dessas atividades e preparando o Retiro de Carnaval, no dia 23 de fevereiro, o Parque do Forró foi Palco de mais uma edição (6ª) do Jesus na Praça, momento de louvor e adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento, que sob a coordenação da Renovação Carismática da paróquia contou com grande número de fieis desde as 20h quando teve início a programação. Sob um corredor luminoso, Jesus Eucarístico foi conduzido até o placo onde estava montado o altar de onde foi dada a bênção pelo Padre Josivam, pároco de São Francisco em Várzea-PB, que encerou a programação da noite e culminou as atividades do mês de fevereiro em nossa paróquia.

Confira imagens e vídeos no facebook @pascom.santaluzia.5