sábado, 16 de março de 2019

Bispo de Patos anunciou a ordenação diaconal dos santaluzienses Adriano Oliveira e Jarbas Morais

O Bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Silva, anunciou na última quarta-feira, 13 de março, durante encontro no Seminário São José em Patos, que ordenará 09 diáconos permanentes no mês de julho.

Na lista dos ordenandos estão os leigos da Paróquia Santa Luzia Adriano Oliveira e Jarbas Morais. As ordenações acontecerão em meio as comemorações dos 60 de criação da Diocese de Nossa Senhora da Guia que já estão sendo realizadas e terão seu ponto alto o segundo semestre deste ano.

No dia 07 de abril próximo, às 9h, na Catedral de Patos, Adriano e Jarbas participarão do rito de admissão às ordens sacras. Nesta cerimônia eles assumirão publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja para exercer a Ordem do Diaconato Permanente.  A partir disso, os candidatos seguirão uma série de etapas, desde os preparativos burocráticos, até a espiritualidade com suas esposas e a organização da celebração de ordenação que acontecerá na Catedral de Nossa Senhora da Guia.

Ao todo serão ordenados 09 diáconos sendo, além dos dois santa-luzienses, 05 de Patos, 01 de Taperoá e 01 de São Mamede. O diaconato é o primeiro sacramento da ordem, condição necessária para que os candidatos ao Sacerdócio possam ser ordenados padres. Para os homens casados é possível a conjugação do Sacramento do Matrimônio com o Sacramento da Ordem através diaconato que será permanente. Com a ordenação, o Diácono assume seu serviço no altar, na presidência do Sacramento do Batismo, de modo facultativo celebra o Matrimônio e outras tarefas na área pastoral.

Adriano e Jarbas iniciaram sua formação no Seminário São José, em Patos, em agosto de 2014 tendo também como colegas de turma os santa-luzienses Edjan Gladstone e Gutemberg Araújo que aguardam ainda a definição de quando serão ordenados.

PERFIL DOS FUTUROS DIÁCONOS ADRIANO E JARBAS

Adriano Patrício de Lima Oliveira é casado com a professora Vanusa Ribeiro com quem tem três filhos: Pedro, Felipe e Davi. É gerente de uma empresa no setor de comércio na cidade de Santa Luzia. Há 21 anos Adriano tem se dedicado a evangelização de casais tendo desenvolvido trabalhos pastorais em São Mamede, Várzea e Santa Luzia. Atualmente, é Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e atua à frente do Setor Família (Pastoral Familiar, ECC, ENS)

Já o leigo Jarbas Morais é casado com a professora Soraya e também tem três filhos Jailton, Eduarda e Francisco e uma neta Maria Alice. Jarbas trabalha como representante comercial do setor de alimentos. Também tem se doado ao trabalho missionário há mais de 20 anos tendo se dedicado ao Setor Família, Pastoral do Dízimo e ao Setor Missionário São Sebastião.