terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Festa de São Sebastião é celebrada pela primeira vez no local do santuário

A festa de São Sebastião na Paróquia Santa Luzia é a mais antiga devoção fora da igreja Matriz da cidade. Este ano a festa conta com um diferencial em sua programação de encerramento. O novenário está sendo celebrado na igreja em construção e a comunidade está mobilizada para continuar a construção do templo.

A festa de São Sebastião acontece desde 1936 na paróquia, e foi a primeira festa de padroeiro celebrada em um local fora da Igreja Matriz na cidade de Santa Luzia. Sempre foi tradicional a procissão com a descida da imagem da capela localizada no monte que leva o nome do santo, em direção a Igreja Matriz, para o tríduo que antecedia o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro. No final da década de 80 passada, com o bairro habitado, a ocorrência de seminaristas e jovens missionários acrescentou mais 6 celebrações que aconteciam o tríduo já existente no pátio da primitiva capela até o ano passado.

Com a construção do templo maior e a alegria de poder celebrar já no espaço em construção, a festa de 2020 conta com o diferencial na sua programação, afim de animar ainda mais o povo da comunidade que celebra seu padroeiro, e de continuar a tradição de levar a imagem para celebrar também na Igreja Matriz da cidade. Apesar de São Sebastião ser celebrado em inúmeras cidades e capelas em muitas localidades, ele atrai um grande número de fiéis à paróquia, principalmente nas celebrações que trazem a imagem para a Igreja Matriz e leva para a capela primitiva de volta no dia 20 de janeiro.

Por isso, a procissão para levar a imagem do co-padroeiro da paróquia acontecerá no próximo domingo, dia 19, as 17h30, ocorrendo a Missa Dominical na Igreja matriz assim que chegar a procissão e o jantar de confraternização no Largo Padre Jerônimo. Já no dia 20, dia de São Sebastião, a programação acontece normalmente: Leilão, as 14h, no Largo Padre Jerônimo, Missa Solene as 16h30, na Igreja Matriz, seguida da procissão que leva a imagem até a capela primitiva, com parte social e show de prêmios logo depois.

A celebração do novenário na comunidade segue todas as noites na Igreja em Construção, as 19h, sempre com um setor missionário convidado como noitário, até o próximo sábado, dia 18. Os missionários da comunidade já estiveram desde o dia 1 de janeiro, com a Programação Missionária, pelas ruas do bairro e nas comunidades rurais, celebrando novenas dedicadas a São Sebastião e convidando o povo a vim participar da programação do novenário de 11 a 19, e encerramento solene no dia 20. Com muita alegria a comunidade tem prazer de receber os devotos, as pessoas da comunidade e visitantes que estão com alegria celebrando o mártir São Sebastião.